segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 5

2ª FASE: GLOBALIZAÇÃO – INDUSTRIAL IMPERIALISTA – COLONIALISTA – CAPITALISMO

INDUSTRIALIZAÇÃO (1851-1950)



Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha e Itália industrializam-se aceleradamente. A máquina a vapor é introduzida nos transportes (Revolução Industrial). Esta fase é regida pelos interesses da indústria e das finanças. A burguesia industrial e bancária é quem liderará o processo. A escravidão (esteio da 1ª fase) torna-se um impedimento ao consumo. Os antigos impérios dinásticos desabam. Das potências que existiam em 1914 só restam após a 2ª Guerra, duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética. Os povos coloniais formam novas nações, algumas independentes, outras neo-colonizadas. Aspectos técnicos que ajudam a globalização: o trem e o barco a vapor, o telégrafo e o telefone.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



Foi a substituição da ferramenta pela máquina (da energia humana para motriz), e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das “Revoluções Burguesas” do século XVIII (Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa), transformam o capitalismo comercial em industrial e a Idade Moderna em Contemporânea. Se concebermos a industrialização, como um processo, teríamos num primeiro momento a energia a vapor no século XVIII, num segundo a energia elétrica no século XIX (2ª Revolução Industrial) e num terceiro e quarto, respectivamente a energia nuclear e o avanço da informática, da robótica e do setor de comunicações nos séculos XX e XXI (3ª Revolução Industrial).



INDÚSTRIA

Processo produtivo que conjuga o capital e o trabalho com o objetivo de transformar matérias-primas em bens de produção, bens de capital e bens de consumo.

KEYNESIANISMO

Para contornar a crise de 1929, o Estado interfere na economia com planos de desenvolvimento regional; criação de empregos públicos e garantia de emprego; com planos econômicos; obras públicas, controle de preços, regulando o mercado, etc., era o Estado do bem-estar Social (Welfare State) que reduzia as desigualdades sociais (transportes, habitação, saneamento, urbanização, educação e saúde), conhecido como keynesianismo.

FORDISMO/TAYLORISMO



Doutrinas econômicas desenvolvidas por Henry Ford (1863-1947) e F.W. Taylor (1856-1915) baseadas na fabricação em massa de bens padronizados (como os automóveis), uso de máquinas especializadas e trabalhadores semi-qualificados.

Fordismo

Após a crise de 1929, o modelo de desenvolvimento dominante era o fordismo, onde foram incluídas formas de produção e de trabalho nas fábricas de automóveis de Henry Ford, nas décadas de 1910 e 1920. Seu ápice foi no nas décadas de 1950 e 1960, Os Anos Dourados. Nas indústrias, longas esteiras rolantes levavam o produto semi-acabado até os operários, uma cadeia de montagem. A produção era feita em série, uma produção em massa com maquinaria cara; o tempo ocioso deveria ser evitado.

Taylorismo

Método racional de organizar o trabalho, separando as funções de concepção (administração, pesquisa e desenvolvimento, desenho etc.) das de execução, realizadas por trabalhadores com baixos níveis de qualificação, mas especializados em tarefas simples e repetitivas; decisões nas mãos da gerência; hierarquia rígida. Surgia a sociedade de consumo e produtos de uso comum e serviços de massa. Na década de 1970 acontece a crise do modelo fordismo/taylorismo (quedas na produtividade e nos lucros). Na década de 1980, surge um novo padrão, o pós-fordismo ou modelo flexível.

CAPITALISMO MONOPOLISTA

Na 2ª fase da Revolução Industrial, a industrialização em outros países e a aplicação de novas tecnologias à produção e nos transportes modifica a orientação liberal. Esses setores dependiam de investimentos maiores que aqueles realizados na 1ª fase. Era necessária a união de vários empreendedores. A indústria passou a contar com o capital bancário ou financeiro. No final do séc. XIX, a fusão entre o capital industrial e o financeiro, levou aos monopólios e oligopólios (empresas que se associam para controlar o mercado), enfraquecendo a livre concorrência. Em 1929 acontece a 1ª crise capitalista especulativa.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. Como foi a segunda fase da Globalização?
2. O que foi a Revolução Industrial?
3. Como foram as 2ª e 3ª Revoluções?
4. O que é o capitalismo monopolista?
5. O que é:
a) Indústria?
b) Keynesianismo?
c) Fordismo?
d) Taylorismo?
e) Toyotismo?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA