quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

1ª SÉRIE: DINÂMICA DA NATUREZA: AULA 9

ATMOSFERA

Atmosfera é uma fina camada gasosa que envolve alguns planetas.



COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA

A composição da atmosfera é de: Nitrogênio ou Azoto (N2) 78,08 %; Oxigênio (O2) 20,94 %; Argônio 0,93 %; Dióxido de carbono (CO2) 0,035 %; Hélio (He); Ozônio (O3); Hidrogênio (H); Criptônio (Kr); Metano (Me); Xenônio (Xe); Radônio (Rn); etc.

CAMADAS DA ATMOSFERA

Troposfera (0 - 7/17 km) Estende-se da superfície da Terra até a base da estratosfera, a temperatura diminui com a altitude, responde por oitenta por cento do peso atmosférico.

Estratosfera (7/17 - 50 km) A temperatura aumenta com a altitude e se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal.

Mesosfera (50 - 80/85 km) A temperatura diminui com a altitude, há uma substancial queda de temperatura chegando até a -90º C em seu topo. É na mesosfera que ocorre o fenômeno da aeroluminescência.

Termosfera (80/85 - 640+ km) Na termosfera a temperatura aumenta com a altitude rápida e monotonicamente.

TEMPERATURA, PRESSÃO, DENSIDADE E MASSA DA ATMOSFERA

A temperatura média da atmosfera à superfície de terra é 14 °C. Cerca de 50% do total da massa atmosférica está até 5 km de altitude. A pressão atmosférica ao nível do mar é aproximadamente 14.7 libras por polegada quadrada. A densidade do ar ao nível do mar é aproximadamente 1.2 quilogramas por metro cúbico e diminui a maiores altitudes.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é atmosfera?
2. Qual é a composição da atmosfera?
3. Como são as camadas da atmosfera?
4. Qual é a:
a) Temperatura da atmosfera?
b) Densidade da atmosfera?
c) Massa da atmosfera?
d) Pressão atmosférica?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA