segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

2ª SÉRIE: DINÂMICA DA POPULAÇÃO E A URBANIZAÇÃO: AULA 3

PIRÂMIDE ETÁRIA OU DEMOGRÁFICA

Gráfico populacional considerando a estrutura sexual da população e as faixas etárias: base - 0 à 19 anos jovens, meio - 20 à 59 adultos, e topo ou ápice - 60 ou + anos idosos. Permite verificar o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países, base larga indica grande crescimento vegetativo; topo estreito, baixa expectativa de vida, indica subdesenvolvimento. Base estreita indica pequeno crescimento vegetativo; um topo mais largo, grande expectativa de vida, indica desenvolvimento.



TRANSIÇÃO POPULACIONAL OU DEMOGRÁFICA

É uma teoria utilizada em demografia que ajuda a entender dois fenômenos: o crescimento da população mundial que disparou nos últimos 200 anos (1 bilhão de habitantes em 1800 aos 6,5 bilhões de hoje) e a transformação da sociedade pré-industrial (caracterizada por ter taxas de natalidade e de mortalidade altas) em pós-industrial ou moderna (caracterizada por ter ambas as taxas baixas).

A teoria vem dos estudos do demógrafo Warren Thompson que observou as mudanças (ou transição) nos últimos duzentos anos nas sociedades industrializadas com respeito às taxas de natalidade e de mortalidade, expôs a teoria da transição demográfica segundo a qual uma sociedade pré-industrial passa por 4 fases ou estádios antes de derivar numa sociedade plenamente pós-industrial.



PARA UMA FASE 5?

Hoje é aceita uma quinta fase na qual registra-se um crescimento natural negativo, as taxas de natalidade mais baixas que as de mortalidade, exemplo: Alemanha e Itália.

A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA HOJE

Hoje não há país que se encontre ainda na fase 1, pois as taxas de mortalidade próximas ao 40 ou 50‰ não se registram.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é:
a) Pirâmide demográfica?
b) Transição demográfica?

2. Quais são as fases da transição demográfica?

3. Como seria uma 5ª fase da T.D.?

4. Como é a transição demográfica hoje?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA