segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 5

3ª FASE: GLOBALIZAÇÃO RECENTE – CIBERNÉTICA, TECNOLÓGICA E ASSOCIATIVA – CAPITALISMO NEOLIBERAL (PÓS-1989)




No século XX três projetos de globalização conflitaram-se entre si: o comunista; o da contra-revolução nazi-fascista e o projeto liberal-capitalista. Ocorre aliança entre o liberalismo e o comunismo (em 1941-45) para a auto defesa e a destruição do nazi-fascismo. Depois os EUA e a URSS, se desentendem gerando a guerra fria.

A guerra fria encerra-se com os EUA vencedores, com a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989 e a Alemanha reunificada, seguida da dissolução da URSS em 1991. A China abre-se em várias zonas especiais para indústrias multinacionais. Chegamos a situação presente com uma só superpotência mundial, com condição de realizar intervenções militares em qualquer continente. O dólar e o inglês são o dinheiro e a língua universais, é a americanização do mundo.



NEOLIBERALISMO



Na década de 1970 os liberais condenam a participação do Estado na economia, impedindo o livre funcionamento do mercado. Essa idéia toma força com o descontentamento pelo aumento de impostos do Estado de bem-estar Social. Déficits públicos e dívidas externas levam a redução de gastos sociais, e reformulação na economia, era o neoliberalismo, que prega o Estado-mínimo, diminuindo as dívidas, privatizando as empresas estatais e reduzindo o poder sindical.

A ORDEM BIPOLAR – A GUERRA FRIA




A ordem geopolítica do período que vai do pós-guerra (1945) até 1989 era bipolar, constituída por dois blocos antagônicos, de um lado o Primeiro Mundo capitalista (Estados Unidos e seus aliados), do outro o Segundo Mundo socialista (União Soviética e os países do Leste Europeu). A URSS mostrou um descompasso entre a potência militar e econômica e a sociedade.

O bloco socialista se desestruturou vivendo hoje a experiência da transição da economia planificada para a de mercado. Desde os anos 70, o bloco capitalista sofre uma grave crise, e forte competição entre as potências que lideram os novos blocos econômicos. O mundo bipolar deu espaço a uma nova ordem geopolítica multipolar.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status

ESTATÍSTICA