segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 9

OS BLOCOS ECONÔMICOS: UNINDO FORÇAS PARA INSERÇÃO NA GLOBALIZAÇÃO

São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si, tendência que se fortalece nos anos 90 (fim da Guerra Fria), classificam-se em:



ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: redução ou a eliminação das taxas alfandegárias na troca de mercadorias dentro do bloco.

UNIÃO ADUANEIRA: abre mercados inteiros, regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco.

MERCADO COMUM: livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

PRINCIPAIS BLOCOS

ALCA: A Área de Livre Comércio das Américas surgiu em 1994 eliminando as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba. Com um PIB de U$ 9,7 trilhões, e uma população de 783,6 milhões de habitantes, as negociações emperraram.

APEC: A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico surgiu em 1993, abertura de mercado entre 20 países, cerca de metade do PIB e 40% do comércio mundial. Membros: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, EUA, China, Taiwan, México, Papua Nova Guiné, Chile, Peru, Rússia e Vietnã.

ASEAN: A Associação das Nações do Sudeste Asiático surgiu em 1967, na Tailândia, objetivando assegurar a estabilidade política e o desenvolvimento da região, com um mercado de 510 milhões de pessoas e PIB de U$ 725,3 bilhões. Membros: Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia; Brunei, Vietnã, Miamar, Laos e Camboja.

CARICOM: O Mercado Comum e Comunidade do Caribe, criado em 1973, é uma cooperação econômica e política de 14 países e 4 territórios. Membros: Barbados, Guiana, Jamaica, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Belize, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis, Suriname, Bahamas, Haiti, Montserrat, ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Turks e Caicos e Anguilla.

CEI: A Comunidade dos estados Independentes, criada em 1991, reúne 12 das 15 ex-repúblicas soviéticas (URSS), menos os países bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia. É uma confederação, que preserva a soberania de cada um, centraliza as Forças Armadas e usa uma moeda comum (rublo). Membros: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Geórgia e Azerbaijão.

MERCOSUL: Criado em 1991, o mercado Comum do Sul é composto de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, tem um mercado de 220 milhões de consumidores e um PIB de U$ 1,1 trilhão, adota integração econômica e aduaneira. Cerca de 90% das mercadorias são comercializadas sem tarifas.

NAFTA: O Acordo de Livre Comércio da América do Norte é a integração das economias dos EUA, do Canadá e do México, Iniciado em 1988.

CAFTA-DR: O Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana é uma alternativa dos países desenvolvidos à Alca (em negociações). Membros: EUA, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala e República Dominicana.

PACTO ANDINO: Criado em 1969 (Acordo de Cartagena), objetiva aumentar a integração comercial, política e econômica entre seus membros: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. O Chile saiu em 1976.

SADC: A Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento foi criada em 1992, com o objetivo de criar um mercado comum e promover a paz e a segurança na região e incentivar as relações comerciais entre seus 14 membros: Angola, África do Sul, Botsuana, Lesoto, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

UNIÃO EUROPÉIA: Originada da CEE, é o segundo maior bloco em termos de PIB (U$ 8 trilhões), o Mercado Comum Europeu é consolidado em 1992 (ou 1991, Tratado de Maastricht), com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os membros, a União Européia entra em vigor em 1993, composta de União Política, Monetária e Econômica, criando a moeda única (EURO). No âmbito social definem-se quatro direitos básicos: livre circulação, assistência previdenciária, igualdade entre homens e mulheres e melhores condições de trabalho.

UNASUL: (União das Nações Sul-Americanas) é uma comunidade formada por doze países sul-americanos. Fazem parte da Unasul os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.



EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que são Blocos Econômicos?
2. O que é:
a) Zona de livre comércio?
b) União aduaneira?
c) Mercado comum?
d) ALCA?
e) APEC?
f) ASEAN?
g) CARICOM?
h) CEI?
i) MERCOSUL?
j) NAFTA?
k) CAFTA-DR?
l) PACTO ANDINO?
m) SADC?
n) UNIÃO EUROPÉIA?
o) UNASUL?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA