quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

1ª SÉRIE: DINÂMICA DA NATUREZA: AULA 13

ECOLOGIA

Ecologia é a ciência que estuda os biomas e a interação dos seres vivos na biosfera.



BIOSFERA

A biosfera é a parte do planeta ocupada pelos seres vivos, conjunto de todos os ecossistemas da Terra (incluindo zonas profundas dos oceanos e parte da atmosfera), relacionando litosfera, hidrosfera e atmosfera que somados à intervenção humana no planeta constituem a Sociosfera.

ECOSSISTEMAS – AS FORMAÇÕES VEGETAIS

As formações vegetais são determinadas principalmente pelo clima. É possível prever o tipo de bioma que ocorre em uma determinada região sabendo quais as suas médias de temperatura e pluviosidade, uma região quente e úmida será coberta por florestas tropicais, já uma região quente, mas seca será coberta por desertos.

DIVERSIDADE E BIODIVERSIDADE

São termos usados como um indicador do número de espécies que ocorre num determinado local.

FAUNA E FLORA

Fauna é o conjunto de animais de uma determinada região. Flora é o conjunto vegetais de uma determinada região.

BIOMAS DA TERRA




São as grandes formações vegetais encontradas nos diferentes continentes e diferenciadas principalmente pelo clima relacionado à latitude. As variações da vegetação encontradas dentro do mesmo bioma são produzidas pelo tipo de solo, topografia, disponibilidade de água e ação humana e recebem o nome de biótopos. Os principais biomas da Terra são:

Tundra: Entre linha de árvores (taiga) e linha de neve eterna, acima do círculo polar; temperaturas muito baixas o ano todo; estação de crescimento curta (verão). Altas latitudes e altitudes; solo congelado o ano todo ou a maior parte do ano. Sem árvores (ervas, liquens e musgos). A maioria dos animais hiberna ou migra.

Taiga (ou floresta boreal ou floresta de coníferas): Latitudes altas, abaixo da tundra. Maioria das árvores perenes com folhas em forma de agulha, poucas com folhas largas (caducifólias). Inverno muito frio, verão curto, porém mais longo que na tundra. Fauna pobre.

Floresta Temperada: Zonas temperadas com invernos frios e verões mais longos. Maioria das árvores caducifólias (tons vermelhos e amarelos no outono). Fauna menos pobre que a taiga.

Campo de gramíneas (pradaria e estepe): Climas temperados secos e/ou sazonais. Predominam: gramíneas, alguns arbustos e nenhuma árvore. Fauna de ungulados, carnívoros grandes, lebres e aves terrestres.

Floresta Tropical: Climas úmidos e quentes, com estações chuvosas longas. Vegetação perenifólia complexa, com grande estratificação (emergentes, dossel, sub-bosque). Fauna muito diversificada em espécies e hábitos.

Savana Tropical: Climas quentes, mas com estação seca longa e chuvas sazonais. Muitas gramíneas, muitos arbustos e poucas árvores (baixas e com troncos retorcidos no cerrado). Na África, muitos mamíferos grandes, vários carnívoros; na América do Sul, são raros mamíferos, formigas e cupins têm grande importância.

Desertos: Climas quentes e secos, chuvas extremamente raras; grandes variações diárias de temperatura. Arbustos caducifólios, cactos e suculentas. Fauna com muitos répteis e poucos mamíferos e aves.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é Ecologia?
2. O que é Biosfera?
3. O que é Sociosfera?
4. Como são diferenciados os ecossistemas?
5. O que são Biomas?
6. O que são Biótopos?
7. Como são os biomas/biótopos?
8. O que é diversidade ou biodiversidade?

BIBLIOGRAFIA:

ADAS, Melhem. Geografia. São Paulo, Moderna, 1984, vol. 1, p. 68-70.
CHRISTOFOLETTI, Antônio. Geografia e meio ambiente. São Paulo, Hucitec, 1995. 397p.
FRANCO, Roberto Carlos. Geografia - Ensino Médio. Editora Frase, pág 83.
GEORGE, Pierre. O homem na Terra: a geografia em ação. Lisboa, Edições 70, 1993. 183p.
LUCCI, Elian Alabi. Geografia: Homem & Espaço. São Paulo, 13ª edição, Editora Saraiva, 2000.
MENDONÇA, Francisco. Geografia e meio ambiente. São Paulo, Contexto, 1993. 80p.
MENDONÇA, Francisco. Geografia física: ciência humana. 3. ed. São Paulo, Contexto, 1992. 72p.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. História e Geografia.
PIFFER, Osvaldo. Geografia geral. IBEP. 1999.
TEIXEIRA, Wilson (org). Decifrando a Terra. São Paulo, Editora Oficina de Textos (USP), 2000.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA