segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 2

A ECONOMIA FAZ PARTE DO SEU COTIDIANO

Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados. Divide-se em:

Macroeconomia: analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos. Faz parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.

Microeconomia: estuda o comportamento de cada “molécula econômica” do sistema, por meio de preços e quantidades relativas.

SETORES DA ECONOMIA

São três os setores formais da economia e um setor moderno, que contribuem com a arrecadação de impostos, assinam carteira, etc. O espaço dessas atividades não é rígido, temos atividades primárias no espaço urbano (cinturões verdes), ou atividades secundárias no espaço rural (agroindústria). Em países subdesenvolvidos, há a hipertrofia (inchaço) do setor terciário, decorrente do êxodo rural gerando inchaço no setor terciário, pois a indústria usa menos mão de obra, originando informalidade, à margem da lei, em condições precárias, com baixíssimos salários e sem garantias (subempregos), aumentando a criminalidade. Os setores da economia são:

O setor primário: atividades que estão diretamente relacionadas à natureza: a agricultura, a pecuária, a caça, a pesca e a silvicultura. A produção agrícola é obtida em condições bem diversificadas no mundo. Pode ser classificada em intensiva ou extensiva.

A agropecuária em países desenvolvidos: A agricultura e a pecuária, no geral, são praticados de forma intensiva, com grande utilização de agrotóxicos, fertilizantes, técnicas aprimoradas de correção e conservaçhttp://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7609637548937994063#ão dos solos e elevados índices de mecanização agrícola. Por isso, a mão-de-obra no setor primária da economia é bem pequena.

Agropecuária em países subdesenvolvidos: Tanto nos países subdesenvolvidos cuja base da economia é rural , como nas regiões pobres dos países subdesenvolvidos que se industrializaram, há um amplo predomínio da agricultura de subsistência, que ocupa os piores solos, e do sistema de plantation, área de solos melhores. Essa situação é uma herança histórica do período em que esses países foram colônias.

Extrativismo Primitivo: é a retirada de produto in natura do meio, sem a industrialização.

O setor secundário: atividades de transformação, da mineração e da produção energética até as indústrias de manufatura e de construção civil. A sua complexidade torna necessária a distinção entre:

Indústria de bens de produção: utiliza as matérias primas extraídas da natureza e as transforma em produtos empregados em outras indústrias, como as siderúrgicas.

Indústria de bens de consumo: utiliza a matérias primas que são extraídas da natureza para transformá-las em produtos industrializados. Os bens de consumo podem ser: duráveis (móveis, veículos); não-duráveis (alimentos, roupas).

Extrativismo Industrializado: é a retirada de produto do meio, com utilização de maquinaria.

O setor terciário: atividades do comércio, da prestação de serviços, do funcionalismo público, etc. A sua complexidade também torna necessária a distinção entre:

Terciário inferior: serviço doméstico, comércio varejista e artesanato.

Terciário superior: serviços de alto nível técnico (bancos, seguros e profissionais liberais).

Terciário tecnológico: pesquisa, informática, ensino e informação.

O Setor quaternário: atividades de pesquisa de ponta, envolvendo universidades, centros de pesquisas, etc. surgindo em função da Revolução Tecnocientífica. Originam os Tecnopólos reunião, num mesmo lugar, de diversas atividades de alta tecnologia, pesquisa & desenvolvimento, empresas e universidades, centros de pesquisa, etc. Os tecnopólos concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada.

ESTRUTURA OCUPACIONAL DA POPULAÇÃO

Com base na estrutura ocupacional a população de um país pode ser dividida em dois grupos:

População economicamente ativa (PEA): pessoas que trabalham em um dos setores formais da economia ou que estão a procura de emprego. Subdividi-se em desempregados e população ocupada.

População economicamente inativa (PEI) ou população não economicamente ativa (PNEA): pessoas que não está empregada como crianças, velhos, deficientes, estudantes, etc., ou que não exercem atividades remuneradas como donas de casa.



EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é:
a) Economia?
b) Microeconomia?
c) Macroeconomia?
d) PEA?
e) PEI ou PNEA?
f) Tecnopólo?
2. Como são os setores:
a) Primário?
b) Como é a agropecuária nos países desenvolvidos?
c) Como é a agropecuária nos países subdesenvolvidos?
d) Secundário?
e) Terciário?
f) Terciário inferior?
g) Terciário superior?
h) Terciário tecnológico?
i) Quaternário?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA