quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

1ª SÉRIE: DINÂMICA DA NATUREZA: AULA 7

O RELEVO

Relevo é o conjunto de desnivelamento existente na superfície terrestre, compreendendo as formas de relevo acima (emerso) e abaixo (submerso) do nível do mar.



O RELEVO SUPERFICIAL (EMERSO)

Escudos antigos ou maciços cristalinos ou crátons: Blocos imensos de rochas antigas, constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), ou por rochas metamórficas (material sedimentar), são resistentes, estáveis e bastante desgastadas.

Bacias Sedimentares: Depressões relativas, preenchidas por detritos ou sedimentos de áreas próximas, presença de petróleo, carvão, xisto e gás natural.

Montanhas (dobramentos Modernos): Formadas por forças tectônicas provocando enrugamento e originando as cordilheiras. São suscetíveis a terremotos e atividades vulcânicas. Apresentam as maiores elevações da superfície terrestre.

Planaltos: Superfície mais ou menos plana e elevada em relação às áreas próximas, delimitadas por escarpas; o processo de desgaste supera o de deposição de materiais.

Planícies: Superfícies mais ou menos planas de natureza sedimentar, predominando os processos de deposição de sedimentos. Existem dois tipos de planícies: as costeiras (junto ao litoral) e as continentais (interior dos continentes).

Depressões absolutas: Porções do relevo mais baixas que o nível do mar.

Depressões periféricas ou relativas: São áreas deprimidas formadas pelo contato entre terrenos sedimentares e massas cristalinas, mais baixas em relação às terras próximas e acima do nível do mar.

Chapadas: Planalto de rochas sedimentares apresentando topografia tabular.

Cuestas: São formas assimétricas de relevo, formadas pela sucessão alternada de camadas rochosas cuja resistência varia de acordo com o desgaste.

O RELEVO SUBMARINO (IMERSO OU SUBMERSO)

Neste tipo de relevo podemos diferenciar:

Plataforma continental: É a estrutura geológica continental abaixo do nível do mar. É de grande importância para a pesca e a exploração de petróleo no oceano.

Talude: Encontro da crosta continental com a crosta oceânica, com inclinação de profundidade que podem chegar a 3 mil metros.

Região pelágica e Região Abissal: É o relevo submarino onde encontramos depressões, montanhas tectônicas e vulcanismo e as fossas marinhas (abissais). Atingem de 3 mil a 11 mil metros abaixo do mar.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é (são):
a) Relevo?
b) Bacias sedimentares?
c) Dobramentos modernos?
d) Escudos antigos ou maciços cristalinos?
e) Montanhas?
f) Planaltos?
g) Planícies?
h) Depressões absolutas?
i) Depressões periféricas?
j) Chapadas?
k) Cuestas?
l) Plataforma continental?
m) Talude?
n) Região pelágica?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA