quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

1ª SÉRIE: DINÂMICA DA NATUREZA: AULA 12

HIDROGRAFIA




A Hidrografia é a parte da geografia física que estuda as águas do planeta. Seu objeto de estudo é a Hidrosfera, a camada de água da Terra (oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios). O volume global de água da Terra é estimado em 1.420.000.000 km3. A maior parte concentrada em oceanos e mares, que ocupam 71% da área do globo - 1.380.000.000 km3 ou 97,3%. As águas continentais possuem um volume total de 38.000.000 km3, ou 2,7%. A água doce congelada (geleiras e calotas polares) é a maior parte das águas continentais e a menor está armazenada no subsolo (lençóis freáticos e poços), em lagos e pântanos, na água da atmosfera e nos rios.

Oceanos: vasta extensão de água salgada que envolve os continentes e cobre a maior parte da Terra, importante fonte de recursos para o homem.



Mares: ocupam áreas mais reduzidas, localizando-se entre limites continentais, apresentam menor profundidade que os oceanos e maior variação de salinidade, densidade, temperatura e transparência das águas.

Lagos: depressões do solo cheias de água. Alguns possuem comunicação com o mar e outros estão no interior de bacias fechadas. Os lagos de água salgada e de grande extensão também são chamados de mares.

Bacias hidrográficas: regiões formadas por diversos rios que deságuam em um curso de água principal. O aproveitamento econômico dos rios é diversificado: irrigam as terras agrícolas; abastecem os reservatórios de água urbanos; produzem 2,6% da energia mundial por meio das hidrelétricas; transportam cargas com baixo consumo de energia e com grande capacidade dos navios.

Rios: cursos naturais de água que se deslocam de um nível mais alto (nascente) até níveis mais baixos, a foz ou desembocadura (mar, lago ou outro rio). Podem aumentar o volume das suas águas com o encontro com outros rios (afluentes). Os rios podem ser:

Perenes: correndo o ano todo;

Temporários: secam no período de estiagem;

Efêmeros: só ficam cheios durante a época de chuva.

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

São os detritos, materiais orgânicos e tóxicos, arrastados pelas chuvas para os rios, lagos e mares. A água é fundamental para a sobrevivência do planeta. Água potável é um básico pré-requisito de saúde individual e comunitária. Em áreas densamente povoadas e industrializadas, um cuidadoso controle ambiental, é necessário para prevenir riscos à saúde. O exemplo mais evidente de mau uso é o caso do Mar de Aral, na Ásia Central, que perdeu metade de sua área graças à retirada excessiva de água dos rios que o abastecem e a projetos infelizes de transposição.



EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é Hidrografia?
2. Qual é o volume de água na Terra?
3. O que são:
a) Oceanos?
b) Mares?
c) Lagos?
d) Bacias hidrográficas?
e) Rios?
4. Quais são as causas da poluição na hidrosfera?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA