segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 1

GLOBALIZAÇÃO: GEOGRAFIA POLÍTICA, GEOPOLÍTICA E GEOGRAFIA ECONÔMICA




A Geografia Política estuda o desenvolvimento territorial, a distribuição demográfica e a riqueza dos países; a política e os fenômenos sociais; vê o estado segundo o espaço. A Geopolítica estuda as relações internacionais vê o espaço segundo o estado. A Geografia Econômica estuda a inter-relação do meio físico com a economia, as atividades econômicas humanas e os efeitos da expansão ou declínio industrial e o planejamento urbano e rural.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é:
a) Geografia política?
b) Geopolítica?
c) Geografia econômica?


ENERGIA: O MOTOR DO MUNDO MODERNO E GLOBALIZADO




É a energia que move, literalmente, o mundo. A principal fonte de energia da sociedade industrial é o petróleo, sendo aproximadamente 40% da energia comercial do mundo, seguida da energia elétrica.

PETRÓLEO: A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA MUNDIAL

Fonte de energia não renovável, de origem fóssil, matéria prima da indústria petrolífera e petroquímica, encontrado nas bacias sedimentares são os principais locais de ocorrência (golfo Pérsico, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Líbia, delta do Níger, Venezuela) e no golfo do México e no mar do Norte. Quase tudo depende do petróleo: solventes, óleos combustíveis, gasolina, óleo diesel, querosene, gasolina de aviação, lubrificantes, asfalto, plástico, etc. É o principal poluidor da atmosfera.



ENERGIA ELÉTRICA: DIVERSAS FORMAS DE TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA

Forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, estabelecendo uma corrente elétrica entre ambos. É possível transforma-la em outras formas: luz, movimento ou calor.

CARVÃO: FONTE NÃO RENOVÁVEL DE ENERGIA E DELETÉRIA PARA O AMBIENTE

Fonte de energia não renovável, as reservas mundiais são suficientes para os próximos 250 anos, mas problemas ambientais inviabilizam uma volta ao seu uso.

BIO-COMBUSTÍVEIS: NOVAS OPÇÕES DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ‘LIMPA’

São fontes de energias renováveis, derivadas de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica. Podem ser usados isoladamente ou adicionados aos combustíveis convencionais. Como exemplos, o biodiesel, o etanol, o metanol, o metano e o carvão vegetal.

OUTRAS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA




As principais fontes de energia utilizadas hoje e projetadas para uso futuro são:

Biomassa: obtida pela fermentação ou combustão de massa orgânica, como, por exemplo, de madeira, combustíveis fósseis, gás metano etc.

Energia eólica: obtida a partir do vento, não destrói o meio ambiente nem polui.

Energia geotérmica: libertada pela Terra por meio dos lençóis subterrâneos, em forma de água e vapor, usados para mover grandes geradores e produzir eletricidade, não é renovável.

Energia hidrelétrica: produzida por turbinas acionadas por corrente de água, é renovável, mas limitada, não polui, mas não é ecologicamente correta, pois sua construção causa danos ecológicos e sociais, inundando a área da represa e a alteração no curso dos rios pode levar à mudança na temperatura e no regime das chuvas.

Energia nuclear: produzida por meio do urânio extraído da terra (um grama libera energia equivalente a 2,7 toneladas de carvão), uma usina nuclear produz grande quantidade de energia com pouquíssima matéria, mas, sua utilização pode causar problemas de saúde aos humanos e levar à esterilização do solo, devido a radiação.

Energia solar: obtida por meio de um painel que capta a luz do Sol, não é poluente e não acarreta despesas de conservação.

Usina térmica: utiliza vários tipos de combustíveis para produzir eletricidade, como carvão, óleo diesel, gás metano, biomassa etc. gera poluição do ar, não é ecologicamente correta.



EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. Qual é a principal fonte de energia do mundo?
2. O que é:
a) petróleo?
b) carvão?
3. Qual é a importância do petróleo para o mundo?
4. O que é:
a) Bio-combustível?
b) Energia elétrica?
c) Biomassa?
d) Energia eólica?
e) Energia geotérmica?
f) Energia hidrelétrica?
g) Energia nuclear?
h) Energia solar?
i) Usina térmica?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA