segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 7

A NOVA ORDEM MULTIPOLAR: O MUNDO DIVIDIDO EM NOVOS PÓLOS ECONÔMICOS


Uma mudança de poder ocorreu nas relações internacionais e nas sociedades, atingindo o Estado e outras instituições tradicionais como a escola, a família e a empresa. Estamos numa transição de formas autoritárias de poder, hierárquicas e verticais para outras formas: negociadas, circulares, horizontais e mais complexas.

DIVISÃO NORTE-SUL – PAÍSES CENTRAIS E PAÍSES PERIFÉRICOS




Foi no sistema capitalista que se começou o uso dos conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, ou mais especificamente, países centrais e países periféricos (marxismos), onde os primeiros exercem funções de patrões, de imperialistas e, os segundos, de colônias, e capitanias. Países centrais são aqueles que detêm maior poder político, econômico e militar. São eles que produzem novas tecnologias, exportam produtos culturais e bens de alto valor. Os países periféricos são aqueles que dependem dos países centrais, tem economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional. A função básica dos países periféricos é fundamentalmente sustentar os países centrais, de matérias-primas e mão-de-obra baratas, para os seus projetos.

Os níveis de integração explicam as desigualdades regionais na distribuição da renda, mesmo entre os países ricos estão se formando blocos supranacionais e o ritmo diferenciado do crescimento econômico entre as regiões acentua as diferenças internas na distribuição da riqueza. Notamos diferenças nos níveis de vida entre as regiões ricas do Norte e as pobres do Sul e movimentos separatistas que ameaçam a integridade nacional. Além do Produto Interno Bruto (PIB), os indicadores sociais e culturais revelam as desigualdades existentes entre o Norte e o Sul, que foram explicadas por teorias, que afirmam que a pobreza da Ásia, da África e da América Latina decorria da exploração colonial e do endividamento, deixando 20% da população mundial na pobreza absoluta. Com o fim da Guerra Fria, a divisão em três mundos vem cedendo lugar a uma outra divisão baseada na oposição entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos (norte e sul).



‘NOVA’ DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Com a anexação de novas fronteiras ao espaço do capital, tornou-se mais clara a diferenciação dos países no interior da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), assumindo diferentes papéis no ciclo de reprodução do capital, na produção, circulação e consumo (acaba a relação Metrópole/Colônia). O grande conjunto de novos países passou a constituir um bolsão de pobreza e miséria em torno dos países ricos, levando ao conceito de subdesenvolvimento. Os desenvolvidos exportando tecnologia e importando commodities, e os subdesenvolvidos fazendo o contrário.

COMÉRCIO: AS TROCAS COMERCIAIS PELO MUNDO

O Comércio é a troca de produtos. Pode ser realizado entre países (comércio exterior). Exportação é quando um produto ou bem é vendido para fora do país e importação consiste na entrada de um produto estrangeiro no país. O comércio atacadista vende produtos em grandes quantidades, enquanto o varejista vende aos consumidores finais.



PRÁTICAS E ASSOCIAÇÕES ECONÔMICAS (INDUSTRIAIS E COMERCIAIS)

OLIGOPÓLIO: a oferta é controlada por um pequeno número de vendedores, e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade.

MONOPÓLIO: um só vendedor controla toda a oferta de uma mercadoria ou de um serviço.

CARTEL: forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, geralmente atuantes do mesmo setor, promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços (Postos de Combustíveis).

JOINT VENTURE OU EMPREENDIMENTO CONJUNTO: associação de empresas, não definitiva e com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica (Sony Ericsson, Benq Siemens e Fujitsu-Siemens).

HOLDING OU SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS: forma de oligopólio no qual é criada uma empresa para administrar um grupo delas (conglomerado) que se uniu com o intuito de promover o domínio de determinada oferta de produtos e /ou serviços (General Motors e ambev).

TRUSTE: forma de oligopólio onde as empresas envolvidas abrem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode ser: vertical, aqueles que visam controlar de forma seqüencial a produção de determinado gênero industrial, sendo que as empresas podem ser de diversos ramos (Petrobras), ou horizontal, constituído por empresas do mesmo ramo controlando a variedade de produtos (Coca-Cola).

DUMPING: é uma prática desleal, que consiste em uma empresa de um país vender seus produtos extraordinariamente baratos (preços de venda inferiores ao de custo) em outro país, visando eliminar a concorrência local, dominando o mercado e impondo preços altos.

GUERRA FISCAL: É a disputa, entre países, cidades e estados, para ver quem oferece melhores incentivos para que as empresas se instalem em seus territórios.

EMPRESA TRANSNACIONAL (MULTINACIONAL): OS PRINCIPAIS ATORES DA GLOBALIZAÇÃO

É o carro chefe da globalização, possuem um grau de liberdade inédito, na mobilidade do capital industrial, nos deslocamentos, na terceirização e nas operações de aquisições e fusões. A globalização removeu as barreiras à circulação do capital. Seu raio de ação se concentra em países desenvolvidos e poucos periféricos, que são ilhas de excelência conectadas a ela, na desindustrialização e no sucateamento dos parques industriais do período anterior.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é a nova ordem multipolar?
2. O que são países centrais?
3. O que são países periféricos?
4. O que é a divisão Norte-Sul?
5. Como é a nova DIT?
6. Qual é a importância das transnacionais?
7. O que é:
a) Comércio?
b) Comércio exterior?
c) Comércio varejista?
d) Comércio atacadista?
e) Exportação?
f) Importação?
g) Cartel?
h) Truste?
i) Truste vertical?
j) Truste horizontal?
k) Holding?
l) Joint Venture?
m) Dumping?
n) Guerra fiscal?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA