segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

2ª SÉRIE: DINÂMICA DA POPULAÇÃO E A URBANIZAÇÃO: AULA 1

DEMOGRAFIA

É a ciência que estuda a dinâmica populacional, através da: educação, nacionalidade, religião e etnia; estudando: tamanho, idade e estrutura sexual, natalidade e mortalidade, reprodução e crescimento.

POPULAÇÃO

É o conjunto de pessoas que habitam uma certa área. Seu tamanho resulta de entradas ou somas (nascimentos e imigrações) e saídas ou subtrações (óbitos e emigrações). O tamanho da população depende do crescimento natural e do saldo migratório (imigração menos emigração). A população da Terra não está distribuída igualmente em todas as partes do globo. Ao contrário, há excesso de gente em algumas regiões e falta em outras. O relevo, o clima, a vegetação e os rios exercem influência sobre a distribuição dos grupos humanos.



População absoluta: população total de um local se for numerosa, dizemos que ele é populoso.

Densidade populacional (demográfica) ou população relativa: média de habitantes por quilômetros quadrados, divisão da população absoluta pela área. Se a população for numerosa em relação à área, dizemos que esse local é muito povoado. Se um local tem uma população muito numerosa, independente da área é considerado populoso. A Ásia é o continente mais populoso e mais povoado da Terra e a Oceania é o menos populoso, enquanto a Europa é o mais densamente povoado.



Superpovoamento: descompasso entre as condições sócio-econômicas da população e à área ocupada independe da densidade demográfica, mas das condições de vida da população.



Área Ecúmena: são as regiões de fácil ocupação humana, sendo, habitadas permanentemente.

Área Anecúmena: São as regiões de difícil ocupação humana, como os desertos, as altas montanhas e as regiões polares.

Grupos étnicos: Os negros (africanos), os brancos (europeus), os amarelos (asiáticos), os vermelhos (indígenas) e os mestiços (cafuzos, caboclos, mameluco e mulatos) são grupos étnicos, e não raças.

EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é:
a) Demografia?
b) População?
c) Entrada ou soma?
d) Saída ou subtração?
e) População absoluta?
f) Densidade populacional?
g) País (local) populoso?
h) País (local) povoado?
i) Área ecúmena?
j) Área anecúmena?
k) Grupo étnico?
l) Superpovoamento?

2. Qual é o continente:
a) Mais populoso e povoado?
b) Menos populoso e povoado?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA