segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 10

AS ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS: OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA MUNDIAL

A ONU (Organização das Nações Unidas): É uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial.



UNICEF: É uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças.

UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento): Órgão das Nações Unidas que busca discutir e promover o desenvolvimento econômico por meio do incremento ao comércio mundial.

O FMI E O BANCO MUNDIAL (BIRD): Fundo Monetário Internacional e o Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento, criados em 1944, nos EUA, por 44 países. Propostos por Keynes, seriam organizações de caráter supranacional que regulariam o sistema financeiro internacional e ajudariam no processo de reconstrução econômica dos países afetados pela Segunda Guerra, os recursos são as quotas pagas pelos seus membros.









A OIT (Organização Internacional do Trabalho): organização integrante da ONU, encarregada dos direitos, condições de trabalho e mão-de-obra.



A OMC (Organização Mundial do Comércio): Criada na Rodada Uruguai do Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) é uma corporação internacional que estabelece regras de comércio entre os países. Substitui o GATT em 1995. Tem sido usada por multinacionais exigindo a supressão de leis que protegem trabalhadores e meio ambiente.

OMS (Organização Mundial da Saúde): agência especializada em saúde, fundada em 1948, subordinada à ONU. Sua sede é em Genebra, na Suíça.

OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo): É composta por países em desenvolvimento exportadores de petróleo e derivados, como: Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela.



OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): Assinado em Washington no dia quatro de abril de 1949, criou uma aliança de dez nações independentes da Europa e da América do Norte comprometidas com a defesa mútua.

OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos): Foi criada em 1961 como o "braço" econômico da OTAN.

GRUPO DOS SETE (G7) ou GRUPO DOS OITO (G8): Criado em 1975 no castelo de Rambouillet, próximo a Paris, formado pelos seis países mais ricos: EUA, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha e Itália. Trata-se de um encontro em “petit comité” objetivando discutir questões econômicas internacionais, tornou-se anual, convidando Canadá (G7), depois Rússia (G8).



EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. O que é:
a) ONU?
b) UNICEF?
c) UNCTAD?
d) FMI?
e) Banco Mundial (BIRD)?
f) G7 ou G8?
g) OMC?
h) OMS?
i) OPEP?
j) OTAN?
k) OCDE?
l) OIT?

BIBLIOGRAFIA:


ADAS, Melhem. Geografia. São Paulo, Moderna, 1984.
BAUMANN, R. Uma visão econômica da globalização. In: BROEK, Jan O. Iniciação ao estudo da Geografia. 4. ed. Ed de Janeiro, Sahar Editores, 1976.
CARLOS, Ana Fani A. Espaço e indústria. São Paulo, Contexto, 1988.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1999.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
FRANCO, Roberto Carlos. Geografia - Ensino Médio. Editora Frase.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, Papirus, 1988.
LIPIETZ, A.; LEBORGNE, D. O pós-fordismo e seu espaço. In: Reestruturação, economia e território. Espaço e Debates, n. 25. 1988.
LOBATO, Roberto. Região e organização espacial. 2. ed. São Paulo, Ática, 1987.
LUCCI, Elian Alabi. Geografia: Homem & Espaço. São Paulo, 13ª edição, Editora Saraiva, 2000.
MAGNOLI, Demétrio. O mundo Contemporâneo: Relações Internacionais 1945-2000. São Paulo, Editora Moderna, 1997.
MORAES, Antônio Carlos Robert & COSTA, Wanderley Messias da. A valorização do espaço: geografia crítica. 2. ed. São Paulo, Hucitec, 1987.
PIFFER, Osvaldo. Geografia geral. IBEP. 1999.
VESENTINI, José William. Novas geopolíticas: As representações do século XXI. São Paulo, Editora Contexto, 2000.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA