segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

3ª SÉRIE: O ESPAÇO GEOGRÁFICO GLOBALIZADO: AULA 6

TOYOTISMO: NOVA ABORDAGEM NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL




Na década de 1970 um novo modelo rompe com a rigidez do fordismo, promovendo a flexibilização dos processos de produção. As empresas expandiram sua produção por continentes inteiros. Surgiram novos países industrializados (NPIs). Os mercados externos cresceram mais que os internos. O capitalismo reestruturou-se.

Os países de economia avançada criaram condições de competitividade, gerando uma produção diversificada para consumidores diferenciados e contratos de trabalho flexíveis (menos trabalhadores permanentes e mais temporários e desigualdades salariais). Juntou-se o que o taylorismo separou: o trabalhador pensa e executa.

Os sindicatos perdem poder de representação. Há mais desemprego. O Estado do bem-estar social rui, forçando o enxugamento do Estado. Essa transformação se apóia nas tecnologias que surgiam no pós-guerra (automação e robotização) e na informação. O método americano foi substituído pelo japonês (máquinas sofisticadas), a reengenharia elimina a hierarquização. É o toyotismo, referência à Toyota.

JUST IN TIME: O CONTROLE DE ESTOQUES RIGOROSO

Variação da produção de uma hora para outra, atendendo às exigências do mercado e às técnicas de produção e trabalho, mantendo estoques mínimos, por encomenda, terceirizando atividades como: concepção de produtos, pesquisa e desenvolvimento, produção, segurança, alimentação e limpeza, reduzindo a onerosa burocracia e encargos sociais, concentrando-se no que é estratégia de funcionamento.

DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL E TECNOPOLOS: PARA ONDE VÃO AS NOVAS INDÚSTRIAS?

É quando empresas se transferem das concentrações urbanas e regiões industriais congestionadas, poluídas e sindicalizadas, para áreas onde não há organização e o poder de luta dos trabalhadores.

Surgem os tecnopólos, complexos de produção ligados a universidades e centros de pesquisa (científicos-produtivos) como o Vale do Silício (Silicon Valley), na Califórnia. Outros tecnopólos são: a região industrial de Frankfurt, na Alemanha; a região de Turim, na Itália e Lyon, na França.



EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):

1. Como era o mundo bipolar?
2. Como foi a 3ª fase da Globalização?
3. O que é:
a) NPI?
b) Neoliberalismo?
c) O que pregam os neoliberais?
d) Just in time?
e) Desconcentração industrial?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA