segunda-feira, 21 de julho de 2008

O CIBERESPAÇO – CONSIDERAÇÕES

O conceito do Real e do Virtual

O mundo de hoje nos permite conjecturas em dois ângulos díspares, a saber: o mundo real e o mundo virtual. O Real se refere às expectativas já consolidadas, àquilo que já existe, ou veio a existir, ao concreto, ao palpável, tudo aquilo que necessitamos apenas dos sentidos para interpretar, às possibilidades realizadas.
O mundo Virtual, em contrapartida, é toda expectativa no campo do imaginário, que ainda não se realizou, pois desde o momento em que se realiza – como a própria palavra já define por si só, Real + isa – passa a pertencer ao mundo real ao mensurável, portanto o Virtual é toda possibilidade de realização, que pode vir a existir, mas ainda não se realizou, ficando ainda no campo das sensações intrínsecas, como intenção e probabilidade, semeadas no nível imaterial.
O mundo, para cada um de nós, tem o sentido coletivo e ao mesmo tempo individual, como abstração, o Real é o lugar proximal, por exemplo, quando falamos no nosso bairro, falamos de algo que fora previamente experimentado, de algo que conhecemos e vemos quase diariamente e que dominamos o seu conceito de realidade, já quando falamos de um país que fica distante da nossa percepção, falamos de algo que fora plantado em nosso imaginário, via imagens e noções culturais, algo que não experimentamos com os nossos sentidos e que existe na realidade, mas para nossa concepção, apenas virtualmente existe.

Conceituando Ciberespaço

O ciberespaço é o espaço de fluxos imateriais de imagens e sons transmitidos via rede de computadores interligados, por sistema de cabo, modem ou wire less (tecnologia sem fio). Essa dimensão de espaço em rede informacionais, possibilita a construção de diversas realidades, potencializando as relações que se concretizam no Espaço Geográfico.
No Ciberespaço há a sensação da abolição do espaço-tempo, a ampliação das relações sociais, ampliando a sensação de mundo. Tem-se o local e o global num mesmo espaço de tempo. Entretanto ocorre a marginalização de determinados lugares, por exemplo uma localidade remota, que não dispunha de um computador ligado em rede, ficará alijada da ‘vantagens’ do Ciberespaço, nestes rincões, a sensação de modernidade estará menos presente, para não dizer completamente ausente, caso não seja atrelada à WWW, ou por cabo ou por comunicação remota.
Cerca de dois terços de toda a riqueza produzida mundialmente estão em circulação pelo meio digital: seja nas transações bancárias remotas, via Internet, em depósitos em paraísos fiscais, em aplicações nas Bolsa de Valores mundiais, em qualquer tipo de E-Business (comércio eletrônico), pois neste momento, boa parte dos cidadãos do mundo civilizado, está se utilizando da WEB para tornar realizável suas compras, depósitos e serviços.
O Ciberespaço, apesar de toda esta multi - funcionalidade, não elimina a noção de escala geográfica, por depender da localidade mundial, estará sempre prescindindo de um escalonamento, em termos hierárquicos principalmente, do local. Por exemplo: A rede de computadores norte americanos, levará em conta as dimensões dos estados e cidades daquele país (www.com.us nos Estados Unidos, ou www.com.br para o Brasil), em contrapartida quando se fala em rede mundial de computadores, está se levando em conta a escala mundial.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA