sexta-feira, 25 de julho de 2008

ENTROPIA: ENTENDENDO A VIOLÊNCIA URBANA - AS GRANDES ESCOLAS DE VIOLÊNCIA

As Leis e as Justiça: Código penal depenado

As Leis brasileiras e o nosso Código Penal vêm sendo na maioria das vezes usadas para perpetuar o sistema de castas oculto na sociedade brasileira, que foi imposto desde a época da Colônia, funcionando para manter bem claro a função de cada casta de acordo com a quantidade de dinheiro que se possui, ou da força política que pode alcançar. Essa situação serve, antes de tudo, para beneficiar aqueles que podem ‘comprar’ bons advogados, sendo assim ela é longânime para com os abastados e extremamente implacável com os depauperados, protegendo o mais forte e deixando o mais fraco à sua própria sorte.
Também são propiciados vários argumentos para livrar da cadeia aquele que detém algum tipo de poder ou privilégio, devido às brechas, propositais que foram colocadas no nosso Código Penal, basta usar de manobras de cunho interpretativas no intuito de salvaguardar aquele que pode pagar para isso, deixando de condenar muitas vezes quem comete delitos gravíssimos e que estão às claras.
Advogados mequetrefes se utilizam, inteligentemente, da Lei, aliados à conduta pusilânime das autoridades do país, para fazer aquele que comete crimes se livrar das algemas e das grades, pelas brechas que a Lei propicia, favorecendo todo tipo de degradação social. A lei que deveria proteger o cidadão e seus direitos acaba apenas servindo para deixá-lo ainda mais sem esperança. Tudo isso retorna para a sociedade na forma de desconfiança e sentimentos de impunidade, e a sensação que se pode fazer qualquer coisa que você jamais será obrigado a pagar por isso.
Mas o povo brasileiro merecia mais consideração, pois apesar de toda essa celeuma, causada pelas nossas falhas em julgar e condenar, absolvendo culpados e condenando inocentes em várias ocasiões, o povo brasileiro ainda acredita na justiça e em especial nos juízes, mesmo em São Paulo, onde há casos de juízes que roubam mais do que os próprios meliantes, deixando estes últimos, mesmo que, sem ter o que roubar. Veja por exemplo a enquete feita em cinco Estados brasileiros pela Revista Época e pelo instituto Vox Populi, em 2001, onde fora perguntado aos entrevistados o grau de confiabilidade dos magistrados do nosso país, para surpresa geral só o Rio de Janeiro desconfia dos comandantes de sua Justiça.

Você confia nos juízes?
Estados Sim,
Rio de Janeiro 38 %
São Paulo 55 %
Minas Gerais 57 %
Rio Grande do Sul 78 %
Bahia 54 %

Fonte: Revista Época / Vox Populi – 2001.

Concluindo

Por proteger quem pode pagar e deixar ao relento os que são incapazes de se proteger, as Leis e a Justiça no Brasil pecam de maneira vil. É por estes motivos que consideramos as leis brasileiras ilegítimas e, verdadeiramente, legítimas escolas em nível superior de violência.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA