segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Geopolítica dos alimentos transgênicos 3: São os transgênicos que fazem mal ou é a ignorância que atrasa o progresso?

Chegamos à conclusão de que não se deve proibir apenas por preconceito ou ignorância o uso dos OGMs, por outro lado, também não deveríamos deixar a sociedade de fora desta discussão, pois ela é a maior interessada no assunto, pois diz respeito diretamente à sua saúde e a do meio ambiente.

As pesquisas ainda são ínfimas, o que leva a crer que há má intenção de grupos que querem a todo custo a difusão do uso dos transgênicos, sabemos que o efeito danoso destes organismos no ecossistema e no nosso próprio organismo se dará após várias gerações descendentes destes OGMs. O monopólio na produção das sementes dos fertilizantes, adubos e inseticidas também é deletério, também não podemos deixar as principais empresas agrônomas de fora da produção e do conhecimento das novas técnicas e tecnologias.

Há que se fazer mais experimentos, mais pesquisas em laboratórios de preferência neutros, inicialmente utilizar os OGMs em circuito fechado até a sua total dissecação, para que todos venham a ter certeza de sua utilidade e depois disso a sociedade dar o parecer final a respeito do seu uso em maior escala. Além disso, o Brasil dá provas de que é competente em pesquisas e desenvolvimento de técnicas de seqüenciamento do genoma de várias bactérias que atacam nossas lavouras, e em produção de alimentos, por cruzamento na mesma espécie de plantas mais resistentes.


Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA