segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Geopolítica dos alimentos transgênicos

Os transgênicos no nosso cotidiano

A mesma ciência apregoada pelos anti-eco/neo/malthusianistas como a salvação, literalmente, da lavoura (sem trocadilhos) que viria para aumentar as provisões através de pesquisas, parece mais interessadas em produzir falácias que repercutirão causando discussões acaloradas que aumentarão as vendas de produtos duvidosos, do que em pesquisar modos mais úteis de diminuir a defasagem causada pela superpopulação nos, já bastante escassos, víveres.

Nos últimos anos do século que se findou, e nestes primeiros do novo século e milênio que adentramos, aconteceram progressos e retrocessos na humanidade, a ciência deu mostras de muita utilidade na área da genômica e da biotecnologia, jamais notamos antes tamanho progresso nas ciências e tecnologia. Nem sempre todo este avanço trouxe benesses para a humanidade, muitos deles pelo seu uso duvidoso são praticamente desnecessários e outros são, deveras, bastante perniciosos.

Note nas palavras do Príncipe Charles da Grã Bretanha, que resume o que muitos de nós pensamos a respeito de todo esse pseudo-progresso que tentam, literalmente, nos empurrar ‘goela abaixo’: “As alterações genéticas colocam o homem em domínios que pertencem a Deus.”

Só alguém muito ingênuo, ou pior, mal intencionado, não se dá conta da manipulação das informações à respeito dos alimentos transgênicos, não que esses alimentos sejam bons ou ruins, na verdade ainda nem tivemos tempo de testá-los e conferir se realmente fazem algum mal pra saúde e se sua produtividade e o custo-benefício compensa.

Problema maior é que já comemos esses produtos através de alguns alimentos importados derivados de milho, trigo e soja e alguns nacionais também, pois já temos em nosso país, dezenas de fazendas experimentais, que plantam OGMs em nosso solo e os clandestinos que conseguem sementes transgênicas na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Contextualizando

Sem se dar conta você já deve ter ingerido dezenas, senão centanas de derivados dos alimentos transgênicos. Eles estão por toda parte, diretamente da prateleira dos supermercados, até indiretamnte através das rações animais (depois você irá consumir carne, leite e ovos com transgênicos). Por isso é que vale observar melhor a geopolítica (jogo de forças entre os países, as empresas e os produtores agrícolas)da produção e da distribuição dos transgênicos.


Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA