terça-feira, 22 de julho de 2008

INFLUÊNCIA EUROPÉIA NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

ÍNDICE:

1- REGIÃO SUL A MAIS EUROPÉIA DAS REGIÕES DO BRASIL;
2- FASES DA COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NO SUL;
3- OS BRANCOS SÃO MAIORIA NO SUL;
4- PADRÃO DE VIDA;

1- REGIÃO SUL A MAIS EUROPÉIA DAS REGIÕES DO BRASIL

Sem dúvida a imigração européia para o Brasil foi extre-mamente importante, apesar de estarem distribuidos por quase todo o território brasileiro, a região mais intensamente povoada por europeus é a Região Sul. Enquanto que em São Paulo a cultura cafeeira atraía imigrantes para trabalhar como assalariados, no sul outros fatores influíam na atração, não só de alemães, como de italianos, russos, poloneses e ucranianos.

2- FASES DA COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NO SUL

A ocupação da região Sul começou com os padres jesuitas espanhóis que fundaram várias missões e seria completada com a colonização, dividida em duas fases. A primeira foi a colonização açoriana (por-tugueses) ao longo do litoral, com destaque para a Ilha de Santa Catarina, e a região de Porto Alegre.
A segunda na primeira metade do século XIX, com a vinda de imigrantes alemães e italianos e em menor número de russos, poloneses, ucranianos, entre outros. Eles colonizaram os planaltos e deixaram marcas no costume regional, influenciaram na maneira de falar, na introdução da policultura, na alimentação e no desenvolvimento de pequenas propriedades.
Os alemães estabeleceram-se principalmente em Santa Cata-rina; no vale do Itajaí, e no Rio Grande do Sul, no Vale dos Sinos, os alemães fundaram vários núcleos. Muitos deles tornaram-se impor-tantes cidades, como Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Os italianos ocuparam principalmente as serras do Rio Gran-de do Sul, onde introduziram o cultivo da uva e a fabricação do vinho. A plantação de uvas e a fabricação de vinhos são caracte-rísticas da colonização italiana na serra gaúcha.. Enquanto isso, russos, poloneses, ucranianos e outros grupos imigrantes fixavam-se no oeste de Santa Catarina, no Paraná e em outros pontos da região.

3- OS BRANCOS SÃO MAIORIA NO SUL

A maioria dos habitantes da região Sul é de origem européia, e por isso 83 % da população sulisla é constituída por brancos. Alguns fatores colaboraram para a concentração da imigração européia no Sul, a começar pelo meio natural, especialmente devido ao clima subtropical.
Descendentes de alemães, em Blumenau (SC).

Além disso, razões históricas também esti-mularam essa concentração: no período imperial, houve necessidade de assegurar a posse das terras do Sul, uma vez que era uma região fracamente povoada; com o processo de extinção da escravidão, incentivou-se a entrada de mão-de-obra imigrante; já no século XX, as duas guerras mundiais (1914-1918 e 1939-1945) levaram à entrada de milhares de europeus que fugiam dos conflitos.


4- PADRÃO DE VIDA

A população sulista, em geral, possui um bom padrão de vida Na região Sul existem pobreza, problemas habitacionais, alimenta-res, educacionais e médico-hospitalares. Contudo, quando compara-do com outras regiões do país, o Sul se destaca por apresentar as mais elevadas taxas de alfabetização, o mais alto nível de consumo alimentar e a mais elevada expectativa de vida do Brasil. É evidente que, em números absolutos, a região Sudeste possui à maior quantidade de estabelecimentos escolares, hospitalares e outros, mas uma avaliação média mostra que o padrão de vida sulista é o que mais se aproxima do de um país razoavelmente desenvolvido. A presença de imigrantes europeus no Sul contribuiu para que a região se diferenciasse do restante do país.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA