quarta-feira, 29 de julho de 2009

OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: UMA NAÇÃO HEGEMÔNICA

Um país fadado às conquistas

Os Estados Unidos da América parecem ter nascido para dominar, “determinísticamente” falando, foram beneficiados por um “começo” bastante proveitoso. Colonizados de maneira diferente dos demais países americanos, tiveram como “pais” os puritanos da Inglaterra com seu idealismo de dominação pelo exemplo ( e olha que a própria Inglaterra já era, nesta época, a nação hegemônica).

Os puritanos tinham o objetivo de impor ao mundo sua cultura e antes de mais nada, eles precisavam fortalecer suas colônias e produzir uma estrutura (daí o exemplarismo) na qual o exemplo de seus atos e sua pujança influenciasse as outras nações e como nenhuma outra seria dotada de um território amplo e abençoado e de uma língua dominante e de pais tão poderosos.

E de fato quando as treze colônias se libertaram das “garras” poderosas da “rainha, o que o mundo viu foi o surgimento de uma propaganda forte, e quando foi instituído um governo presidencialista e democrático sob a égide da religião (uma nação de Deus), todos viram que ali nascia a nação que brevemente dominaria todas as outras.

De lá pra cá, todos sabem o que se sucedeu e ocorre, os Estados Unidos da América são os “donos do mundo”, imperam impondo suas crenças, sua cultura, suas roupas, seu cinema, sua arte, etc. seja pela propaganda excelente que fazem de si (na qual são mestres) seja pela força (Sadhan que o diga) eles são competentes na arte de dominar e fazer guerra (parodiando Sun Tzu).

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA