sábado, 18 de julho de 2009

A EDUCAÇÃO PÚBLICA TEM JEITO!

PRODUÇÃO DE TEXTO: GLOBALIZAÇÃO, PRÓS E CONTRA

Aluno (a): DANIELE F. TAVARES
Turma: 3002 – Primeiro Semestre de 2009

O SER HUMANO E A GLOBALIZAÇÃO

Quando falamos em Globalização, pensamos em crescimento econômico, desenvolvimento financeiro, avanço tecnológico, expansão cultural, etc. penso também crescimento da igualdade entre as pessoas em alguns aspectos, como por exemplo: a informação, hoje praticamente todos temos acesso a informação através da Internet, dos programas de televisão, das rádios e dos jornais, independente de classe social ou econômica, só dependendo do interesse de cada um.

Quando acontece uma tragédia como a ocorrida na Itália, onde um terremoto arrasou toda uma cidade, nós aqui na América Latina ficamos sabendo praticamente em tempo real, isso graças a globalização e ao desenvolvimento tecnológico e das formas de transmissão das informações.

Tivemos realmente muito progresso. Temos muitos pontos a favor da globalização, porém também temos vários pontos negativos. É, o mundo cresceu tecnologicamente, houve bastante desenvolvimento. Mas, mesmo com esse crescimento, nós também vemos crescer a desigualdade social e racial, tantos possuem muito e muitos continuam com tão pouco, pois ainda não há distribuição de renda e oportunidades.

A pobreza está definitivamente globalizada, enquanto o mundo das transnacionais compete deslealmente por nós, pobres consumidores apenas. Como diz acertadamente o saudoso e sábio geógrafo Milton Santos: “A competitividade é a ausência de competição!”

Meu comentário: A aluna conseguiu, de maneira rápida e concisa, identificar a dicotomia entre o desenvolvimento tecnológico e a exclusão socioeconômico-digital que ocorre nos dias de hoje, o que demonstra que minhas aulas não estão sendo em vão. Acertou em cheio ao se embasar no maior intelectual das Ciências Sociais que existiu nesse mundo, uma espécie de Einstein da Geografia e Sociologia que foi Milton Santos, confesso que fiquei, deveras, emocionado, ao ler sua redação. E de novo devo dizer: Graças a Deus alguém me escuta!

Parabéns, Daniele. Continue assim!

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA