sexta-feira, 15 de agosto de 2008

CIDADES NADA HABITÁVEIS 4

O Superpovoamento Não Significa só Muita Gente

Nem sempre quando falamos de uma cidade super-povoada significa dizer que haja excesso de pessoas nela. Muitas vezes isso se deve apenas ao descompasso entre o número de habitantes de um lugar e os recursos desse local.

Um exemplo claro disso é o esgotamento sanitário provido pelo governo (saneamento público), mesmo se uma cidade tiver pouco habitante, mas não houver serviço de água e esgoto satisfatório dizemos que se trata de um local super-povoado.

O serviço de água e esgoto nas cidades brasileiras e na maioria das cidades do terceiro mundo é muito antiquado, em muitas delas, o esgoto é disposto à céu aberto, sem o menor tratamento, o que acaba poluindo os rios e ‘ressuscitando’ doenças que há muito haviam sido esquecidas, muitas delas extintas na maioria dos países desenvolvidos.

A solução simples, mas não muito barata, seria canais separados para a água que sai de cada tipo de utilização e para a água que sai suja dos esgotos (deveria ser assim desde o começo). Dessa forma poderiam ser usados os gases do esgoto para a produção de combustível e de energia (metano) a custo baixo para os fornos industriais, abastecimento de gás para as casas, etc. Isso já vem acontecendo numa cidadezinha da Inglaterra chamada Leicester.

O tratamento dos resíduos industriais e de metais pesados ficaria bem mais fácil se o encanamento de água que sai das residências e das indústrias saísse separado desde a origem.

Sabemos que essas medidas acabariam saindo muito caras para os governos, mas à longo prazo, compensariam muito. Mas não interessa muito aos governantes esse gasto em infra-estrutura, pois a maioria das obras ficaria enterrada e o eleitor não veria o resultado.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA