domingo, 10 de agosto de 2008

AGRICULTURA E CAPITALISMO 3

O Ciclo do Café e a transferência do eixo econômico do Nordeste para o Sudeste, industrialização por substituição de importação.

Durante o período colonial, o Brasil estava ligado a Portugal, e dele dependia. Nessa época o Brasil só produzia aquilo que interessava a Portugal. Exportávamos pau-brasil, açúcar de cana, couro, fumo, ouro e algodão, quase sempre pelos portos do Nordeste, que nesta época era o pólo desenvolvido do Brasil. Mesmo depois da independência, o Brasil continuava produzindo para exportar, desta feita o pólo já havia se transferido para o Sudeste. O café já é o principal produto do comércio externo. Ao lado dele, continuamos a exportar, o açúcar, o algodão e o fumo.

Nesse período as regiões não se comunicavam entre si porque o grande interesse era vender para fora o produto produzido. Por isso, cada área se desenvolvia completamente isolada da outra. Isso explica porque entre essas áreas não se construíram estradas que as unissem. As estradas de ferro foram feitas para ligar as áreas produtoras aos portos de exportação.

No século XIX, o principal produto de exportação já era o café. As grandes plantações de café se localizavam na região Sudeste. Inicialmente o café foi plantado no Vale do rio Paraíba, no Rio de Janeiro. As fazendas de café eram muito grandes e utilizavam o trabalho escravo. Pelo porto do Rio de Janeiro o produto era exportado para a Europa. Por isso o Rio de Janeiro era o lugar mais rico do Brasil.

Como o cultivo do café não era bem feito, os solos do Vale do Paraíba ficaram pobres e as fazendas entraram em decadência. O café procurou novas terras. Por isso ele se deslocou para São Paulo, onde vai encontrar solos ainda mais férteis - a terra roxa. Com isso, São Paulo tornava-se a terra mais rica do Brasil.

Como nesta época o comércio de escravos estava proibido, procurou-se uma nova solução. O escravo foi substituído por trabalhadores que vieram da Europa. As fazendas de café de São Paulo recebem trabalhadores livres. Eles recebem um salário pelo trabalho que fazem. Qual a diferença que você vê nas duas formas de trabalho? Qual a mais eficiente? Entre o escravo e o imigrante quem produzirá mais?

Como o imigrante recebe salário, ele pode comprar. Havendo pessoas que querem comprar, outras se interessam em produzir. O Rio de Janeiro, na República, perde a sua posição e São Paulo passa a dominar a vida política brasileira.

Em São Paulo nós temos: dinheiro acumulado do café; mão-de-obra melhor; pessoas interessadas em comprar; as estradas de ferro construídas para exportar o café. Essas são as condições necessárias para a instalação de indústrias. Por isso São Paulo é o Estado mais industrializado do Brasil.

Em São Paulo o café criou as condições para o desenvolvimento industrial. No Rio de Janeiro a instalação das indústrias é explicada por outros fatores: porto por onde entravam e saíam os produtos; ter sido a capital até 1960; uma população numerosa, com poder de compra; facilidade de energia e transportes.

Rio e São Paulo são importantes centros industriais. O eixo Rio-São Paulo completa-se num terceiro ponto: Belo Horizonte. Nesta cidade, as jazidas de ferro e manganês possibilitam a instalação de indústrias siderúrgicas, isto é, as que produzem ferro e aço, sendo base para as indústrias que viriam a ser construídas para substituir as importações que declinavam em preço e em importância no mercado externo, também devido à crise econômica mundial de 1929, a grande depressão.

Hoje, em sua maioria, as indústrias brasileiras estão situadas no Sudeste, e mesmo neste, em quase sua totalidade se localizam num triângulo cujas pontas são: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Neste triângulo, estão as mais importantes indústrias brasileiras e a mola propulsora do país.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA