terça-feira, 27 de julho de 2010

GRANDES GEÓGRAFOS BRASILEIROS 9

Pedro Pinchas Geiger

Pedro Pinchas Geiger é um geógrafo brasileiro que propôs, em 1967, uma nova divisão regional do Brasil, diferente da adotada atualmente, levando em conta não apenas os aspectos naturais, mas também os humanos e o processo histórico de formação do território do país, em especial a industrialização.

Divisão Geoeconômica do Brasil



A divisão proposta por Pedro Pinchas Geiger foi chamada de Divisão geoeconômica e consiste em três regiões, a saber: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.
As fronteiras regionais não coincidem com as fronteiras estaduais. Desta forma, por exemplo, o norte de Minas Gerais se encontra na região Nordeste. Atualmente, muitos geógrafos e cientistas sociais preferem esta proposta.
A regionalização, definida como a divisão de um determinado espaço ou território em áreas com características comuns, pode ser criada com base em critérios físicos, socioeconômicos ou políticos. A escolha de uma dessas alternativas depende das finalidades com que se pretende utilizá-la. Ela pode, por exemplo, servir a objetivos estatísticos, administrativos ou didáticos.


Obras principais de Pedro Pinchas Geiger

• O espaço social na rede urbana do Rio de Janeiro
• Migrações internacionais e transnacionalismo na atualidade
• Evolução da Rede Urbana Brasileira



Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA