terça-feira, 27 de julho de 2010

GRANDES GEÓGRAFOS BRASILEIROS 6

Jurandyr Ross

Jurandyr Luciano Sanches Ross é um geógrafo brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e livre-docência em Geografia Física pela mesma Universidade.



Carreira

É membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, da Revista Brasileria de Geomorfologia, do conselho consultivo do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e professor titular da Universidade de São Paulo, além de chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP desde 1983.

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia, gestão ambiental, zonamento ecológico-econômico e planejamento ambiental e produção do conhecimento geocientífico.

Foi professor do primeiro e segundo graus na rede de ensino privado e participou do Projeto Radam e do mapeamento geomorfológico do Centro-Oeste e Sul da Amazônia.
Como consultor participou também dos estudos ambientais para a construção de hidrelétricas dos rios Xingu, Madeira, Iguaçu e Uruguai. Participou também das pesquisas socioambientais para Zoneamento Ecológico-Econômico junto ao MMA (Ministério do Meio Ambiente); dos projetos da bacia do Alto Paraguai, zona costeira do Brasil e do PPG7 - Programa de Proteção das Florestas Tropicais - Amazônia.

Publicações

• Geomorfologia ambiente e planejamento (Editora Contexto, 1990)
• Geografia do Brasil (co-autoria, coleção Didática da Edusp, 1996)
• Ecogeografia do Brasil - Subsídio para Planejamento Ambiental (Oficina de Textos, 2006)

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA