terça-feira, 27 de julho de 2010

GRANDES GEÓGRAFOS BRASILEIROS 3

Bertha Becker

Bertha Koiffmann Becker é uma geógrafa brasileira.



Biografia

Graduada em Geografia e História pela antiga Universidade do Brasil (1952), doutourou-se em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970). Realizou pós-doutorado no "Department of Urban Studies and Planning" do Massachusetts Institute of Technology (1986).

Atualmente é professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório de Gestão do Território - LAGET/UFRJ. É membro da Academia Brasileira de Ciências e Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Lyon III.

Foi agraciada com as medalhas David Livingstone Centenary Medal da American Geographical Society e Carlos Chagas Filho de Mérito Científico da FAPERJ.
É consultora "ad hoc" de várias instituições científicas e membro de conselho editorial de editoras nacionais e internacionais. Coordena diversos projetos de pesquisa e participa da elaboração de políticas públicas nos Ministérios de Ciência e Tecnologia, da Integração Nacional e do Meio Ambiente. Seu foco principal de pesquisa é a Geografia Política da Amazônia e do Brasil. Considera que o modelo de desenvolvimento para a Amazônia exige uma revolução científica de maneira a permitir um aproveitamento sustentado dos recursos naturais disponíveis.

Publicações

• Dimensões Humanas da Biodiversidade – O Desafio de Novas Relações Sociais (co-autoria de Irene Garay)
• Migrações INTERNAS no BRASIL - Reflexo da Org. do Espaço Desequilbrada
• Tecnologia e gestão do território (Bertha Becker et al.)
• Amazônia. Geopolítica na virada do III Milênio (2004, Garamound, 172 pag, Rio de Janeiro
• Um Futuro para Amazônia (co-autoria de Claudio Stenner)
• Dilemas E Desafios Do Desenvolvimento Sustentável (Bertha Becker, Ignacy Sachs e Cristovam Buarque)

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA