terça-feira, 27 de julho de 2010

GRANDES GEÓGRAFOS BRASILEIROS 8

Maurício de Almeida Abreu

Maurício de Almeida Abreu, nascido em 1948 é um geógrafo brasileiro que contribuiu para o desenvolvimento da geografia histórica da cidade do Rio de Janeiro.

Suas principais linhas de investigação cobrem o processo de fracionamento das terras urbanas desde o período da fundação em 1565 até o século XX, o aparecimento das favelas e sua disseminação e a avaliação das políticas de urbanização da cidade.

Sua principal obra chama-se Evolução Urbana do Rio de Janeiro (1987), um livro no qual retrata de forma extremamente detalhada os processos de transformação pelos quais passou a cidade até o século XX. A obra é considerada rara, e os poucos exemplares ainda disponíveis estão em sebos. A livraria do Instituto Pereira Passos promove reimpressões com alguma frequência, porém rapidademente estes se esgotam.

É professor titular do programa de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado na Universidade do Estado de Ohio (EUA) (1971-1976), dedicando-se principalmente às temáticas de Geografia Urbana e Geografia Histórica do Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA