terça-feira, 12 de maio de 2009

A ARTE DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI: A Geração do baby-boom chegou à terceira idade

Uma Proposta para Inclusão de Idosos Abandonados, Menores Abandonados ou Órfãos e Animais Abandonados: Um Novo Asilo/Pet/Albergue-Integrado

Outro dia estava pensando em um jeito de resolver de uma vez por todas o problema do abandono na nossa sociedade.

São abandonados diariamente nas nossas ruas milhares de animais de estimação, muitas vezes por motivos fúteis (aliás, qualquer abandono é por motivo fútil e torpe). Também estamos com asilos superlotados de velhinhos que gostariam de sentirem-se úteis no fim de suas vidas. Isso sem falar dos orfanatos que a cada dia recebem mais crianças, órfãs de pais e mães, por causa principalmente, da violência urbana.



Imaginei o seguinte mundo: um local, que poderia ser um sítio ou uma fazenda, onde se juntasse todos os seres, humanos ou não, que foram abandonados e que fossem dadas condições para que cuidem uns dos outros voluntariamente. Em vez de mandar os velhos para asilos, descartar crianças em orfanatos e jogar os animais diretamente nas ruas, faríamos o seguinte, pediríamos aos idosos e as crianças interessadas em formar uma família gigantesca de livre arbítrio.



Ninguém cuida melhor de criança do que um idoso, pois se retirarmos a responsabilidade de mantimentos e saúde da equação, os velhinhos teriam apenas que cuidar das crianças como faziam com seus netinhos (ou você acha que se ainda houvesse netos pequenos na família ela descartaria seus idosos). Esses idosos teriam um motivo para se sentirem úteis. Além do mais, só o fato de terem crianças por perto já alegraria o ambiente dos idosos.



As crianças que são abandonadas geralmente são vitimas de maus tratos de pessoas adultas e invariavelmente são ressabiadas no trato com pessoas mais velhas. Muitas dessas crianças, preferencialmente as mais velhas, poderiam ser usadas para ajudar a tratar dos idosos com alguma deficiência, isso faria com que elas se sentissem responsáveis e desfaria a má impressão que têm dos adultos. Também seria bom para elas se sentirem úteis. E o fato de cuidar de alguém em estado pior do que o delas as levaria a percepção de que não são só elas que sofrem no mundo.



Crianças e idosos amam animais, isso é uma verdade irrefutável. Sendo assim por que não colocá-los para tomarem contas uns dos outros e mutuamente se doarem. Os animais servem de auxilio para a reabilitação de idosos e crianças com algum problema mental, motor ou psicológico. Também são bons para a segurança do lugar, evitando a presença de estranhos e espantando animais nocivos a saúde.

Logicamente que nesse ambiente comunitário, haveria um grupo multiprofissional de voluntários que envolveria pedagogos, professores, veterinários, médicos (pediatras, geriatras, hebiatras e cardiologistas), enfermeiros, seguranças e administradores para dar o suporte técnico, mas estariam apenas mediando as relações entre todos os nossos ex-abandonados e agora seres úteis para a sociedade.

Como eu gostaria que algum dia isso fosse possível, já pensei criar uma ONG para isso, mas como sabemos as coisas no Brasil não são tão fáceis para os honestos e bem intencionados.

Até uma próxima.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA