sexta-feira, 8 de maio de 2009

A ARTE DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI: A Geração do baby-boom chegou à terceira idade

O Impacto da Terceira Idade no Mercado de Trabalho

Como já é de ciência de todos, nem sempre quem se aposenta consegue sobreviver somente com o dinheiro minguado de sua aposentadoria. Por este motivo que muitos aposentados voltam às atividades.

Não que trabalhar faça mal para alguém, mas o inchaço do mercado de trabalho com pessoas que estão em idade de repousar sobre os louros de seu trabalho prejudica justamente aqueles que mais precisam de ocupação, que são os jovens. Eles já entram no mercado em defasagem, uma vez que há concorrência externa para as melhores oportunidades e concorrência interna exacerbada para empregos de segundo escalão e para aqueles de menor porte.


Um efeito deletério desta situação seria a incursão de jovens sem as devidas oportunidades de emprego na marginalidade. O ingresso dos jovens na ilegalidade se deve em certo grau a pouca experiência e a concorrência, porém, isso é facilmente contornado com uma educação profissionalizante e investimento em infra-estrutura que gera empregos para todas as idades.

Imagino que em um país que se preze a experiência acumulada pelos idosos seria muito bem vinda, mas não que isso venha a custar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Porém seria enriquecedor para a sociedade a convivência de ambos os extremos de idade em um ambiente de trabalho onde o respeito por esta diversidade etária fosse posta em prática.


Como a tendência da população é envelhecer em sua pirâmide etária, é de se imaginar que em muito breve a idade para aposentadoria aumentará e se oficializará o que já vem acontecendo, em algumas profissões ditas mais prazerosas as pessoas simplesmente não querem se aposentar tão cedo, a despeito de perder o ambiente de trabalho e em algumas situações os salários.


Mas o impacto dos idosos no mercado de trabalho pode ser bastante benéfico para empregados da área de saúde, educação, serviços e comércios. Pois os idosos precisam de cuidados especiais e serviços personalizados. Um leque de oportunidades de trabalhar com e para os idosos se abrirá muito em breve nos países emergentes, como é o caso do nosso país, é só se preparar para aproveitar a oportunidade.

Espero que ainda esteja vivo para ver este mundo ideal saindo da utopia para a realidade, onde possamos dividir o espaço de trabalho entre todas as faixas de idade e que haja emprego e salário para todo cidadão que deseja trabalhar digna e honestamente, independente da sua idade.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA