segunda-feira, 11 de maio de 2009

A ARTE DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI: A Geração do baby-boom chegou à terceira idade

O Impacto da Terceira Idade na World Wide Web




A terceira idade chegou ao século XXI, e de maneira inesperada se apropriou daquilo que anteriormente se pensava ser atributos apenas de jovens e nerds. Os idosos não estão mais se contentando em ser coadjuvante no processo de evolução das tecnologias. São eles que vêm ditando as regras e fazendo com que se pense em novas tecnologias para incluí-los ou o contrário do cotidiano moderno.

Com essa nova onda, os velhinhos estão querendo surfar mais alto do que se esperava no tsunami que é a internet. Os cursos de computação para a terceira idade estão bombando, e o de internet então, explodiu de vez. Vários são os motivos para os idosos preferirem o meio virtual ao real, e eu explico o porquê, a seguir.



Marcação de consultas médicas, com a possibilidade de agendar sua hora com o geriatra sem precisar sair de casa, de maneira segura e rápida. Serviços bancários, apesar de por vezes temerários pela net, são mais seguros para os idosos se acessados pelo telefone ou pela internet. O risco de levar uma volta é o mesmo, mas: furto, roubos seguidos agressões físicas, seqüestros relâmpagos e saidinhas de banco são impossíveis neste caso.

Outra vantagem também é a de ficar menos tempo na rua e exposto às intempéries. Além disso, o cérebro das pessoas da terceira idade depende de estímulos novos o tempo todo, e a internet e a informática propriamente dita, providenciam essa novidade e esse exercício mental necessários aos neurônios dos idosos.

Para quem está interessado em ganhar dinheiro com o ingresso dos velhinhos na world wide web, é só ficar atento às tendências, como por exemplo a de programas de acessibilidade. E por favor, configurem os sites com letras grandes e opções de áudio visual.



Também os personal-nets se dariam melhor se levassem em conta que os idosos aprendem mais devagar e se passassem a fazer programas de ensino à distância voltados para dificuldades especificas da idade teriam mais chance de conseguir colocar seus produtos no mercado.

Gostaria de ver algumas das boas idéias acerca da terceira idade que circulam mundo afora sendo postas em prática por aqui. O Brasil tem sido mal visto em relação ao tratamento dado aos seus idosos, está na hora de mostrarmos ao mundo que aqui temos uma nova-velha geração antenada com o que de melhor a internet pode oferecer, em resumo: a gente não quer só comida.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA