quarta-feira, 6 de maio de 2009

A ARTE DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI: A Geração do baby-boom chegou à terceira idade

O Impacto da Terceira Idade na Segurança Pública

Segurança é algo de primordial importância, é um bem de primeira necessidade, não só para os idosos, mas para todas as pessoas em uma grande cidade. Em cidades como as do terceiro mundo, ou países em desenvolvimento, a situação é dramática, pois além do aporte de idosos na população, ainda há os altos índices de natalidade e fecundidade, o que acaba gerando certa comoção social.

Em geral em países como o nosso, há o choque de gerações, sendo que o principal ingrediente desse choque é a quantidade imensa de jovens para uma acomodação mínima no mercado de trabalho, o que desemboca em incremento da criminalidade contra os cidadãos da terceira idade e das atividades subterrâneas como alguns serviços de acompanhamento de idosos, em que na verdade o interesse é simplesmente colocar os velhinhos em qualquer canto somente para se livrar dos mesmos.



Os crimes comuns também estão chegando com bastante força nas pessoas mais velhas, por serem presas mais fáceis, tanto para serem ludibriados, e por serem mais frágeis fisicamente. A covardia as vezes é perpetrada pelos próprios entes familiares que seriam em primeira instância os maiores interessados no bem-estar dos idosos.

Já contamos no Brasil com a delegacia especial para os idosos, o que é um avanço bastante significativo, mas precisamos também de preparar melhor os profissionais da segurança para atender melhor ainda os cidadãos mais velhos.



As redes de televisão já estão antenadas para as causas da segurança dos idosos, os programas estão dando dicas de seguranças para que os velhinhos não sejam passados para trás por espertalhões que tentam arrancar deles seus pertences na rua e nos bancos. Além disso, também há empenho das redes bancárias em relação aos golpes como saidinha de banco e seqüestro relâmpagos.

O aparato urbano também merece ser adaptado para que não ocorra acidentes durante as caminhadas dos nossos idosos pelas ruas da cidade. Deveriam ser colocadas rampas de acesso, com corrimãos e pisos antiderrapantes. Tapar os buracos de nossas ruas também seria uma boa pedida, além de se evitar os pisos do tipo pedra portuguesa que são bons para dar tombos em qualquer pessoa, imagine então nos idosos?

Bem, o numero de guardas municipais e de policiais militares nas ruas deveriam ser aumentados para garantir que essas pessoas que já derramaram seu suor pela pátria tenham, pelo menos, um reconhecimento e envelheçam com segurança. É o que torço, é o que espero.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA