quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A VIDA É UM INFERNO NUMA SOCIEDADE METONÍMICA, METAFÓRICA E EUFÊMICA COMO A NOSSA SOCIEDADE CARIOCA 2

A SOCIEDADE METAFÓRICA

Em uma sociedade onde o exagero faz parte do dia-a-dia, onde o sensacional é normal, quando todos têm que ser extraordinários e fazer coisas de grande vulto, e principalmente, têm que ser famosos as metáforas transbordam.

Na verdade somos zorros, batmans, etc. qualquer um desses mascarados. Vivemos fingindo ser o que na realidade não somos, mesmo em casa para os familiares usamos a metáfora de sermos aquilo que os outros querem que sejamos. Imagine então nos outros ambientes sociais, como no clube, no trabalho, na igreja, etc. somos eternos mascarados, e o pior com uma máscara para cada ocasião.

Não é de espantar que quando as máscaras caem ficamos estarrecidos com o que vemos, como no caso do hebiatra (médico que cuida de pré-adolescentes e adolescentes) de São Paulo que era na verdade um inveterado pedófilo, ou hebiófilo... ou como nos vários banqueiros e políticos ‘insuspeitos’ que acabam atrás das grades devido a delitos inimagináveis. Aí não dizemos: Logo aquele santo homem? Esse mundo está perdido! Aquele Hércules, aquele sábio! Nossa! O que será então de nós reles mortais?

Porém, quando ocorre mais perto do nosso cotidiano, aí sim nos estarrecemos... por mais que a gente não creia, aquele vizinho que era pai exemplar e marido de conduta quase ilibada, se revela gay; o outro, largou mulher e filhos e foi viver com uma mulher que acabou de conhecer; a vizinha que na madrugada sai para trabalhar cuidando de idosos, mas na verdade é só disfarce e ela faz programas para sobreviver; e o jovem que é educado e gentil e foi pego usando drogas? Aí sim, aquelas frases de espanto acima se aplicam.

Não que o mundo esteja perdido, é que a nossa sociedade é tão hipócrita que só usando máscaras e vivendo vidas metafóricas conseguimos sobreviver a ela. Seria bom se todos pudessem se expressar sem medo de ofender, ou serem ofendidos por isso. Mas não é bem assim. A sociedade brasileira é preconceituosa, discrimina (social, sexual e racialmente) todos os grupos menores. A segregação tem sido a regra e não a exceção nesse jogo de metáforas que somos obrigados a atuar diariamente.

A título de curiosidade, atire a primeira pedra aquele que nunca discriminou ou pré-julgou ninguém! Por isso, na próxima postagem falaremos das mil e uma formas de amenizar o que na verdade queremos falar e fazer.

No próximo post, a sociedade eufêmica.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA