terça-feira, 18 de junho de 2013

SERÁ QUE O GIGANTE ACORDOU?

O ESTRANHO SURTO DE MANIFESTAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS NOS GRANDES CENTROS NACIONAIS






Qualquer que seja a manifestação, os interesses de um grupo privilegiado estará por detrás. Desde as ocorridas na Ásia, África do Norte e Oriente Médio, como na Europa do leste e do sul, assim como as no Brasil. Os movimentos que estão por trás delas tem forte viés político. Essas páginas do movimento contra a corrupção, bueiro aberto e contra a grande mídia, são pseudos anárquicos, mas seu líder tem CPF e está doido pra conseguir um CNPJ. No fundo, os jovens de hoje, como os de 68 e demais, são massa de manobra na mão de um grupo político que ora se encontra alijado do poder.


A ideologia dos jovens de hoje é vazia, mas a paciência tem limite. Não é como a nossa dos anos 60 (que não vivi), 70 e 80. Mas as ferramentas estão aí e são inúmeras. Hoje podemos marcar uma revolução na internet e colocar mais de 100 mil pessoas pra protestar. Só que a miopia política não dá a essas pessoas o embasamento. Ou seja, estão protestando por protestar e no fim descamba pro vandalismo, pois não há um líder positivo pra evitar isso. A figura do líder é essencial pro movimento. Mesmo nos assimétricos e horizontais.


 Esse movimento é, também, passageiro, e tem que ter muito jogo de cintura pra dobrá-lo e dar o que lhe é devido, sabemos que a situação da inflação, da corrupção e dos desmandos já passou dos limites toleráveis. Há interesse de esquerda radical nele sim. Mas isso é muito positivo. Mostra que ainda temos uma esquerda retornando (muito acanhada ainda) e que muitos dos jovens pensam ainda (a maconha e demais drogas ainda não dissolveu seus cérebros). 

O que vejo de muito bom é que eles já têm idade de votar e o próximo passo será a anulação de votos em massa. Isso enviará uma mensagem clara de que algo tem que mudar no sistema eleitoral. A corrupção sempre houve nesse país, hoje as coisas só estão mais claras. Os militares eram corruptos, os civis são iguais. O nosso problema é que enquanto na Austrália se aplicam 90% das verbas e 10% é roubado, aqui é o contrário. Mas isso vai mudar, não digo que irá acabar, mas diminuirá com a supervisão social. Queria que dessem uma chance aos jovens, menos os da UNE.


Essa manifestação que vem sendo arquitetada e orquestrada por movimentos de protesto nas redes sociais é um retrato do povo brasileiro. O povo aqui é mais lento e tolerante, demora mais pra tomar uma atitude. Dessa vez essa atitude veio em boa hora, atrasada, mas em muito boa hora. Só há que se ter cuidado com as adesões de última hora. Vai ter muito pai pra esse filho bonito.



No Rio de Janeiro, São Paulo e alguns outros estados houve quebra-quebra e vandalismo barato. Isso demonstra que ainda não estamos afinados com manifestações. 

Já no Distrito Federal não teve baderna e nem depredação significativa, aconteceu uma ocupação pacífica do espaço, o que mostra que o problema foi mais de falta de educação e civilidade do que político partidário apenas. Ainda mais que em Brasília acontece sempre manifestações pontuais, o que educou a população nessa maneira de protestar e mostrar insatisfação.

 Esses que fizeram arruaças no Rio de Janeiro são os mesmos mijões dos Carnavais, os que avacalham na Parada do Orgulho Gay, os que brigam nos blocos de rua e que no Viradão Carioca fizeram um monte de porcarias, próprias de quem não tem educação. Brasília pela primeira vez na vida está servindo de parâmetro. É um exemplo de como se deve manifestar.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA