terça-feira, 11 de junho de 2013

MIGRAÇÕES

AS MIGRAÇÕES NO BRASIL


Pouco comentado, mas importantíssimo para entender a 'diáspora' nordestina, foi a grande seca do final século 19, que praticamente deu origem as emigrações nordestinas, desta feita indo para o Norte, para trabalhar durante o ciclo da borracha.

 As Regiões Norte e Nordeste são, principalmente, zonas de repulsa em relação ao contingente populacional, o Sul mais recebe do que expulsa e o Sudeste é a que tanto recebe como envia migrantes. 


Tem que atentar para o tipo de imigração que direcionada ao Sudeste e a emigração deste para outras regiões, sempre relativa a maior capacitação de seus habitantes ou fugindo dos problemas da urbanização terceiro-mundista. 

Outro grande polo migratório é o Nordeste, recebendo imigrantes devido ao crescimento econômico recente e enviando mão de obra pro Sudeste na migração clássica.


Bem, quase toda emigração é por fator repulsor mesmo. Do Nordeste a saída é por causa do clima. Mas o Nordeste é a também a região que vem crescendo e atraindo devido a novos postos de trabalho mais qualificados. 


O Sudeste atrai pelos empregos gerados na construção civil e petróleo e derivados, além do setor de serviços ser sempre forte e polarizador, a indústria, como em todo o Brasil, vem decaindo. A emigração ocorre devido a busca de regiões onde há melhor qualidade de vida e novos empregos nas áreas mais qualificadas, nas de tecnologia e nas de ensino superior. 

O Centro Oeste assim como o Paraná no Sul é o celeiro agrícola e com a mecanização passou a ser repulsivo para a mão de obra menos qualificada, e é atrativo para trabalhadores de nível universitário e técnico nas áreas agrônomas. 


O Sul ainda atrai pela qualidade de vida, apesar do impacto da migração de paulistas e argentinos já estar reduzindo a diferença de cidades médias sulistas em comparação com cidades pequenas e enriquecidas do Sudeste, do Centro Oeste e do Nordeste (Como Lucas do Rio Verde que ainda mantém um ar de interior apesar do crescimento acelerado). 

Do Sul também sai um bom contingente populacional para desbravar áreas agrícolas no Norte e Centro Oeste e mão de obra qualificada para o Sudeste e Nordeste. 


O Norte atrai pelas novas fronteiras agrícolas, que impactam ambientalmente na Amazônia, e pelos projetos de governo. A causa de repulsão é praticamente a mesma de outras áreas no Brasil.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA