quinta-feira, 15 de maio de 2014

O CLIMA ESTÁ MUDANDO NATURALMENTE OU POR INTERVENÇÃO HUMANA

Muito se fala sobre o aquecimento global, mas ainda estamos bastante distante da verdade. Que a causa é em parte de atividades humanas já sabemos há muito tempo. Existem correntes que dizem que a própria natureza tem ciclos de aquecimento e resfriamento e que não estaríamos passando por um período de congelamento de parte do planeta graças a atividade humana que desde 1850 vem emitindo CO2 em quantidade suficiente pra aquecer o planeta, turbinando o efeito estufa e evitando que entrássemos em uma nova era glacial.


Creio que deveríamos continuar esmiuçando o assunto cientificamente e levando em conta todas as correntes de pensamento acerca das mudanças climáticas. Devemos também ter cuidado, pois sabemos que grupos econômicos criam dificuldades para vender facilidades, sendo assim muitas vezes exageram nos prognósticos para lucrarem com suas soluções mirabolantes.


Muitos tentam nos levar a crer que os problemas da irregularidade na quantidade de chuvas nesse início de ano no Brasil, afetando principalmente o Estado de São Paulo tem a ver com o aquecimento global.


O ciclo da água, apesar de ser perene, sofre alterações locais, exemplo disso é o que ocorre neste ano atípico, onde tem chovido menos e com menos intensidade quando chove. O Rio de Janeiro por ser beneficiado por uma bacia hidrográfica melhor alimentada e mais próxima do consumidor tem sofrido menos do que São Paulo, que vem tendo o abastecimento comprometido.


Hoje mais do que nunca, a educação ambiental acerca da preservação das árvores e cuidado com a água deve ser mais debatida e propagandeada em horário nobre. Muito dessa irregularidade na dinâmica de chuvas tem origem justamente no desmatamento na Amazônia, que interfere em todo o ciclo.


Temos sempre a ideia de que o ciclo da chuva é local: evaporação, evapotranspiração, transpiração, condensação e chuva. Porém nos esquecemos que a ação dos ventos e da umidade amazônica influi na chuva no centro-sul do país. Sempre é bom reforçar a ideia de que, apesar de termos água em abundância, a qualidade dela é que deve ser pensada.



De que adiantaria ter água pra ‘dar e vender’ se ela está suja, como já ocorre com as águas do rio Ganges na Índia e em outros espalhados pelo mundo?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA