quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A BATALHA URBANA PELO TERRITÓRIO APENAS COMEÇOU



Engana-se quem acha que a ‘retomada’ do controle do Complexo do Alemão foi uma vitória definitiva das forças públicas contra o narcotráfico e o que chamo de drugbusiness. Foi apenas uma resposta pontual a um desafio perpetrado por uma facção aos poderes públicos. Sem, necessariamente, ter sido a resposta correta e exemplar. Explico: não houve retomada total de território e nem a aniquilação da facção e do poderio bélico e financeiro da quadrilha.



O que notamos foi a total incompetência do Governo do Estado do Rio de Janeiro em lidar com a criminalidade. Não falo deste governador que está aí, mas de tantos outros que fizeram vistas grossas para a ocupação de territórios pelas facções. Vendo o filme nacional Assalto ao Trem Pagador, que é da década de 1960, noto que já naquela época já existia uma certa ‘organização’ do crime. Hoje, o que chamam de crime organizado, nada mais é do que barbárie.



Digo que o crime é desorganizado porque não vejo uma hierarquia de fato, é um ‘cada um por si’, e para causar danos, convenhamos, não é preciso organização. Destruir é muito mais fácil do que construir, todos sabemos. As imagens da televisão mostram um bando desorganizado correndo atrás de outro bando desorganizado. Concluímos então que não é a organização do crime que dá trabalho e sim a desorganização do aparato policial.



Muitos dirão que foi um sucesso a invasão e a contensão do crime nos morros ocupados. Porém, pergunto: Quantos foram presos em relação à quantidade que vimos escapulindo pela mata? Quantos fugiram e escafederam pelo esgoto? Quem afinal de contas venceu a batalha afinal? Será que só os moradores do lugar ficarão satisfeitos enquanto o resto da cidade terá que pagar? Uma vez que os bandidos migraram para outras favelas, será que o bem venceu mesmo?



Governantes, olhai por nós!!!

2 comentários:

Newton Almeida disse...

Parabéns Carlos, pela qualidade do texto. Concordo : graças a Deus que o crime é desorganizado. Ele só perdura nesse nível de aparelhamento bélico pela péssima qualidade política no país. Refiro-me à política praticada por todas as classes, matizes, setores, da sociedade. Nossa sociedade pratica uma politicagem da mentira e corrupção. O eleitorado está acostumado a vender o voto, por exemplo. Então, a preocupação não é resolver os problemas no sistema, a preocupação é continuar ganhando vantagem com o sistema.

Newton Almeida http://limpezariomeriti.blogspot.com MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

CARLOS SILVEIRA disse...

Obrigado mestre e guru, Newton Almeida.

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA