quinta-feira, 9 de maio de 2013

CARTOGRAFIA


A CARTOGRAFIA

É a ciência e a arte de se representar a superfície terrestre por meio de mapas, cartas e plantas. Dividida em duas vertentes básicas: a sistemática e a temática. Hoje em dia a cartografia é feita através de fotometria e de sensoriamento remoto por satélite e, com a ajuda de computadores. A cartografia fornece os mapas, fundamentais para a geografia.



mapaS OU CARTAS GEOGRÁFICAS

Mapas ou cartas geográficas descrevem uma porção do espaço, com suas características qualitativas e quantitativas. Os mapas podem ser:
þ   Físicos: representam o relevo de uma região (altitude e hidrografia);
þ   Temáticos: destacam algum aspecto importante da realidade representada (vegetação, clima, etc);
þ   Políticos: informam sobre a divisão territorial de uma região.



ELEMENTOS QUE COMPÕEM O MAPA

Para desenhar mapas dependemos de um sistema de localização com longitudes e latitudes, o sistema de coordenadas geográficas, uma escala, uma projeção e símbolos.


Escalas cartográficas

A escala mantém a proporção com o objeto representado no mapa. Pode ser numérica ou gráfica.

LEGENDA E SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS

Todo mapa possui uma legendas que explicam o significado dos pontos, linhas e cores. Os símbolos são desenhos que ajudam na compreensão das informações.

Pontos Cardeais e Pontos Colaterais

São pontos de referência na orientação dos mapas, definidos a partir da observação do movimento aparente do Sol. Por convenção chamamos de Leste o lado que nasce o Sol e o oposto de Oeste, apontando a mão direita para o Leste, a frente estará o Norte e às costas o Sul. Nos pontos colaterais os nomes são formados pela combinação dos pontos cardeais, entre o Norte e Leste temos o Nordeste; entre o Sul e o Leste o Sudeste; entre o Sul e o Oeste o Sudoeste; entre o Norte e o Oeste o Noroeste. Sua representação forma a rosa-dos-ventos.



BÚSSOLA E GPS

A bússola consiste numa agulha imantada que gira sobre uma rosa-dos-ventos. Devido ao ponto magnético da Terra, a agulha da bússola sempre aponta para o Norte. Hoje é mais utilizado o GPS (Sistema de Posicionamento Geográfico) que se utiliza de satélites para indicar com precisão a localização e a altitude.



Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA