quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


TRABALHO SUGERIDO PARA ALUNO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA NOVA-EJA 2013

Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio da Nova-EJA, sejam muito bem-vindos ao Blog.

Como não há os mecanismos e as ferramentas adequadas em nossa escola para que possamos ver o vídeo ou as animações sugeridos pelas apostilas e também ouvir a música indicada, postarei os links aqui e disponibilizarei os vídeos e as animações, como também as letras das músicas para facilitar nosso trabalho.


A primeira animação sugerida é:

http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/geografia/nosso-lugar-no-universo/

Também pode ser encontrada nesse outro link:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/universo.swf


Animação: Nosso lugar no universo


Tipo do recurso: Animação/simulação

Objetivo: Contribuir para que alunos do ensino médio tenham uma visualização macro das características de nosso planeta Terra perante o Universo e sua relação com o Sistema Solar

Descrição do recurso: Animação com textos que procura mostrar a teoria que explica a origem do Universo (o Big Bang) onde se localiza o Sistema Solar e o planeta Terra perante todo esse universo. Mostra a localização da Terra no Sistema Solar e os movimentos da Terra que dão origem aos dias e as estações do ano


Observação: Para executar a animação é necessário possuir o Macromedia Flash Player 7.0 instalado ou o Internet Explorer. Esse ultimo pode ser utilizado acionando o botão direito do mouse,abrir com: Internet Explorer

Componente Curricular: Ensino Médio::Geografia e Ensino Médio::Física


Tema: Educação Básica::Ensino Médio::Física::Universo, terra e vida

Autor(es): Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Idioma: Português (pt)

País: Brasil (br)


Fonte do recurso: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


A primeira música indicada pro nosso trabalho em sala é:


http://youtu.be/QhbpVQrHz1A

A letra:

Meu Off Rio

Martinho da Vila

Composição: Martinho da Vila

Nos arredores, Cantagalo, Teresópolis
Nova Friburgo e Bom Jardim, bem no caminho
Meu off Rio tem um clima de montanha
E os bons ares vêm da serra de Petrópolis
É um lugar especial
Para quem é sentimental
E aprecia um gostoso bacalhau
O galo canta de madrugada
E a bandinha toca na praça
Na entrada há um vale
Que é encantado
Tem cavalgada, tem procissão
As cachoeiras principais de lá são duas
E a barra é limpa porque lá não tem ladrão
Tomo cachaça com os amigos
Lá em Cachoeira Alta
E na Queda do Tadeu, churrasco ao lago
Pra ir pro Carmo
Tem muita curva
E a preguiça então me faz ficar na praça
Eu nem preciso trancar o carro
A chave fica na ignição
A minha Vila fica meio enciumada
Se eu pego estrada e vou correndo para lá
Se alguém pergunta, eu não digo
Onde fica o tal lugar
Mas canto um samba para quem adivinhar



A primeira música indicada pro nosso trabalho em sala é:

http://www.vagalume.com.br/arlindo-cruz/meu-lugar.html

http://www.youtube.com/watch?v=uC_hQgkW0dg



A letra:


Meu Lugar



Meu Lugar

Arlindo Cruz

Composição: Arlindo Cruz
O meu lugar
É caminho de Ogum e Iansã
Lá tem samba até de manhã
Uma ginga em cada andar
O meu lugar
É cercado de luta e suor
Esperança num mundo melhor
E cerveja pra comemorar
O meu lugar
Tem seus mitos e Seres de Luz
É bem perto de Osvaldo Cruz,
Cascadura, Vaz Lobo e Irajá
O meu lugar
É sorriso é paz e prazer
O seu nome é doce dizer
Madureiraaa, lá lá laiá, Madureiraaa, lá lá laiá
Ahhh que lugar
A saudade me faz relembrar
Os amores que eu tive por lá
É difícil esquecer
Doce lugar
Que é eterno no meu coração
E aos poetas trás inspiração
Pra cantar e escrever
Ai meu lugar
Quem não viu Tia Eulália dançar
Vó Maria o terreiro benzer
E ainda tem jongo à luz do luar
Ai que lugar
Tem mil coisas pra gente dizer
O difícil é saber terminar
Madureiraaa, lá lá laiá, Madureiraaa, lá lá laiá, Madureiraaa
Em cada esquina um pagode num bar
Em Madureiraaa
Império e Portela também são de lá
Em Madureiraaa
E no Mercadão você pode comprar
Por uma pechincha você vai levar
Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar
Em Madureiraaa
E quem se habilita até pode chegar
Tem jogo de lona, caipira e bilhar
Buraco, sueca pro tempo passar
Em Madureiraaa
E uma fezinha até posso fazer
No grupo dezena centena e milhar
Pelos 7 lados eu vou te cercar
Em Madureiraaa
E lalalaiala laia la la ia...
Em Madureiraaa



Não deixe de ver a animação e ouvir, imprimir ou copiar a letra da música, pois o professor estará baseando o trabalho em sala de aula neles.

Obrigado pela atenção.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA