quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SUGESTÃO DE TRABALHO PARA RECUPERAÇÃO DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

SUGESTÃO DE TRABALHO PARA RECUPERAÇÃO DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO


A partir desta postagem passarei a sugerir trabalhos de pesquisas facultativos para os meus alunos do Ensino Médio Supletivo. Por que faço isso? Levando em consideração o tempo que é tremendamente curto, seis meses para cada período-ano, sendo assim em um ano e meio o aluno terminaria o curso, sendo assim não daria tempo de fazer avaliações para a recuperação paralela e muito menos para a recuperação de Bimestre e Semestre.

Então, devido ao tempo escasso (falo da minha disciplina, um ano e meio é praticamente nada para quem pretende aprender algo sobre Geografia, imagine então para a maioria dos alunos de hoje que quer apenas um diploma?) serão usadas essas pesquisas para aqueles alunos que por ventura ficarem em recuperação em minha disciplina.

Escolham um tema e aprofundem a sua pesquisa. A pesquisa poderá ser enviada por e-mail (nenhuco@ibest.com.br) o que tornará ainda mais cômodo o trabalho do aluno. A resposta no próprio e-mail conterá a nota do trabalho, bem como as devidas correções de nas avaliações.

Pensando nos alunos que querem se aprofundar na minha matéria e estar menos despreparado para a vida aí fora (a pretensão é tentar vencer a defasagem) é que passei a usar esse espaço e, a partir de agora obrigar aqueles que fazem os trabalhos para o grupo a estar lendo as postagens do blog para se basearem (sei que a maioria dos grupos é composta pelos famosos ‘paraquedistas ocasionais’ aqueles que só assinam o nome no trabalho do grupo).

Vamos ao tema para a Primeira Série do Ensino Fundamental:

O EMBASAMENTO GEOLÓGICO E O RELEVO BRASILEIRO


Para começar está na nossa apostila do primeiro ano um resumo a respeito da formação geológica dos principais locais do mundo. Para nos aprofundarmos nessa questão sugiro os vídeos abaixo e a pesquisa nos links indicados a seguir.

Na apostila (NESSE BLOG):

A BASE GEOLÓGICA: OS TIPOS DE ROCHAS

Sendo a crosta terrestre a base da estrutura geológica da Terra, várias rochas passam a compor esta estrutura e distinguem-se conforme a origem:
Rochas magmáticas (ígneas ou cristalinas): formadas pela solidificação do magma. Podem ser plutônicas (ou intrusivas, ou abissais), solidificadas no interior da crosta, e vulcânicas (ou extrusivas, ou efusivas), consolidadas na superfície;
Rochas sedimentares: formadas pela deposição de detritos de outras rochas, de detritos orgânicos, ou pelo acúmulo de precipitados químicos;
Rochas metamórficas: formadas em decorrência de transformações sofridas por outras rochas, devido à temperatura e pressão.

Sugiro também que o aluno responsável pela pesquisa tente identificar os tipos de rochas mais comuns na base do nosso relevo. Após isso, tente fazer a conexão entre a base geológica e o tipo de relevo que ela pode originar. Por último, o gran finale, caracterizar cada um dos relevos.

DOMÍNIOS CLIMÁTICOS BRASILEIROS



DOMINIOS MORFOCLIMÁTICOS:


A HIDROGRAFIA, OS RECURSOS HÍDRICOS E AS BACIAS HIDROGRÁFICAS  NO BRASIL


Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA