domingo, 20 de maio de 2012


SIMULADO DE GEOGRAFIA - 3ª SÉRIE - 2012
 
1-  (ENEM 2000) Para compreender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é fundamental conhecer a gênese e o processo de formação do petróleo descritos no texto abaixo.

“O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática  acumulados no fundo dos oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos  em massas viscosas de coloração negra denominadas jazidas de petróleo.”
(Adaptado de TUNDISI. Usos de energia. São Paulo: Atual Editora, 1991)

As informações do texto permitem afirmar que:

       (A)   o petróleo é um recurso energético renovável a curto prazo, em razão de sua constante formação geológica.
        (B)   a exploração de petróleo é realizada apenas em áreas marinhas.
     (C)   a extração e o aproveitamento do petróleo são atividades não poluentes dada sua origem natural.
       (D)  o petróleo é um recurso energético distribuído homogeneamente, em todas as regiões, independentemente da sua origem.
       (E)   o petróleo é um recurso não renovável a curto prazo, explorado em áreas continentais de origem marinha ou em áreas submarinas.

2- (ENEM 2004)  A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes décadas. As transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho do setor

      (A)   agropecuário para o industrial, em virtude da queda acentuada na produção agrícola.
    (B)   industrial para o agropecuário, como conseqüência do aumento do subemprego nos centros urbanos.
      (C)   comercial e de serviços para o industrial, como conseqüência do desemprego estrutural.
      (D)  agropecuário para o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do avanço tecnológico.
    (E)   comercial e de serviços para o agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.

3- (ENEM 2004) Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas.
                                                                                (Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)

O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas – chamadas “maquiladoras” – situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.
A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que

     (A)   fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.
      (B)   garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.
       (C)   fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.
     (D)  compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-de-obra.
       (E)   reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.

4- (ENEM 2002) “A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo”.
Xeque Yamani, Ex-ministro do Petróleo da Arábia Saudita. O Estado de S. Paulo, 20/08/2001.

Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado

(A)        à redução e esgotamento das reservas de petróleo.
(B)        ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.
(C)        ao desenvolvimento dos transportes e conseqüente aumento do consumo de energia.
(D)       ao excesso de produção e conseqüente desvalorização do barril de petróleo.
(E)        à diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.

5-    É o processo de mundialização da economia. Estamos falando de:

(A) Globalização
(B) Revolução Industrial
(C) Grandes Navegações
(D) Cruzadas

6-    Atividades de transformação, da mineração e da produção energética até as indústrias de manufatura e de construção civil. Que setor da economia é esse?

(A) Primário
(B) Secundário
(C) Terciário inferior
(D) Terciário superior

7-    Atividades que estão diretamente relacionadas à natureza: a agricultura, a pecuária, a caça, a pesca e a silvicultura. Que setor da economia é esse?

(A) Primário
(B) Secundário
(C) Terciário inferior
(D) Terciário superior

8-    Atividades do comércio, da prestação de serviços, do funcionalismo público, etc. serviços de alto nível técnico (bancos, seguros e profissionais liberais). Que setor da economia é esse?

(A) Primário
(B) Secundário
(C) Terciário inferior
(D) Terciário superior

9-    Serviço doméstico, comércio varejista, camelôs e artesanato. Que setor da economia é esse?

(A) Primário
(B) Secundário
(C) Terciário inferior
(D) Terciário superior

10-    Estuda o desenvolvimento territorial, a distribuição demográfica e a riqueza dos países; a política e os fenômenos sociais; vê o estado segundo o espaço. Estamos nos referindo a:

(A) Geopolítica
(B) Geografia política
(C) Geografia econômica
(D) Geografia agrária

11-    Estuda as relações internacionais vê o espaço segundo o estado. Estamos nos referindo a:

(A) Geopolítica
(B) Geografia política
(C) Geografia econômica
(D) Geografia agrária

12-    Estuda a inter-relação do meio físico com a economia, as atividades econômicas humanas e os efeitos da expansão ou declínio industrial e o planejamento urbano e rural. Estamos nos referindo a:

(A) Geopolítica
(B) Geografia política
(C) Geografia econômica
(D) Geografia agrária

13-    Pessoas que trabalham em um dos setores formais da economia ou que estão a procura de emprego. Subdividi-se em desempregados e população ocupada. Estamos falando de:
(A) PEA (População Economicamente Ativa)
(B) PEI ou PNEA (população Economicamente Inativa)
(C) PIB (Produto Interno Bruto)
(D) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

14- Pessoas que não estão empregadas como crianças, velhos, deficientes, estudantes, etc., ou que não exercem atividades remuneradas como donas de casa. Estamos falando de:
(A) PEA (População Economicamente Ativa)
(B) PEI ou PNEA (população Economicamente Inativa)
(C) PIB (Produto Interno Bruto)
(D) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
   
 15- Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a “Globalização”, a qual impacta de forma negativa:

                (A)   na mão-de-obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório.
                (B)   nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional.
                (C)   no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos. 
                (D)  nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da “exclusão social”.
               (E)   na mão-de-obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo os salários caírem vertiginosamente.

16- A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com

(A)    a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
(B)    a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
(C)   a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
(D)   o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
(E)    a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.

   17-     A tabela apresenta a taxa de desemprego dos jovens entre 15 e 24 anos estratificada com base em diferentes categorias.
           
Região
Homens
Mulheres
Norte
15,3
23,8
Nordeste
10,7
18,8
Centro-Oeste
13,3
20,6
Sul
11,6
19,4
Sudeste
16,9
25,7
Grau de Instrução


Menos de 1 ano
  7,4
16,1
De 1 a 3 anos
  8,9
16,4
De 4 a 7 anos
15,1
22,8
De 8 a 10 anos
17,8
27,8
De 11 a 14 anos
12,6
19,6
Mais de 15 anos
11,0
   7,3
                            Fonte: PNAD/IBGE, 1998.

Considerando apenas os dados acima e analisando as características de candidatos a emprego, é possível concluir que teriam menor chance de consegui-lo,

(A) mulheres, concluintes do ensino médio, moradoras da cidade de São Paulo.
(B) mulheres, concluintes de curso superior, moradoras da cidade do Rio de Janeiro.
(C) homens, com curso de pós-graduação, moradores de Manaus.
(D) homens, com dois anos do ensino fundamental, moradores de Recife.
(E) mulheres, com ensino médio incompleto, moradoras de Belo Horizonte.
                                

18-  A população rural do Brasil tem decrescido nas últimas décadas. De acordo com dados do IBGE, na década de 80, a população rural era de aproximadamente 37 milhões; no ano 2000 havia cerca de 31 milhões de brasileiros morando no campo. O gráfico apresenta o comportamento da agricultura no Brasil nas duas últimas décadas em relação à produção e à área cultivada.
 
Adaptado de Boletim Técnico O agrônomo, Instituto Agronômico de Campinas,
 Volume 51, nº 213, 1999.

Levando em consideração as mudanças ocorridas no campo nas últimas duas décadas e  analisando o comportamento do gráfico, é correto afirmar que

(A) as áreas destinadas à lavoura têm aumentado consideravelmente, graças ao crescimento do mercado consumidor.
(B) a produção agrícola aumentou juntamente com a área cultivada, devido à abertura do mercado para exportação.
(C) a densidade demográfica nas áreas cultivadas tem crescido junto com a produção agrícola.
(D) a área destinada à agricultura não aumentou, mas a produtividade tem crescido, graças à aplicação de novas tecnologias.
(E) a produção agrícola do País cresceu no período considerado, enquanto a produtividade do homem do campo diminuiu.

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