sábado, 16 de outubro de 2010

AS IDEIAS QUE PODEM MUDAR O MUNDO, PELO MENOS O MEU...

COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL GASTANDO POUCO

Grande impasse na hora do nosso país deslanchar mundialmente é educação carente, principalmente dos anos finais do antigo primário (Ensino Básico) até o Ensino Médio.

Sabemos que o povo brasileiro é bastante desprovido financeiramente, sendo assim um dos modos mais eficientes de melhorar as coisas por estas bandas é oferecer dinheiro em troca de desempenho dos alunos. A criação de mais uma bolsa, neste país canguru, seria bem-vinda. Seria uma bolsa desempenho educacional, onde o responsável pelo aluno ganharia uma determinada quantia em troca do bom conceito do aluno em provas avaliativas externas.

Um valor razoável seria entre noventa e cento e cinqüenta reais. Menos que isso os pais ou responsáveis pelas crianças não se interessariam, pois ficaria mais fácil vender latinhas, garrafas PETs e canos ou fios de cobre nos ferro-velhos da vida. Esse valor também seria escalonado. Quanto melhor fosse o aluno nas avaliações mais ganharia seu responsável, podendo chegar a cento e cinqüenta reais.

Para os alunos do antigo secundário o dinheiro seria dado direto para ele segundo seu desempenho. Da mesma forma, dependendo de seu desempenho. Isso faria o aluno se esforçar muito mais. Infelizmente é assim que funcionam as coisas neste país, tanto para punir como para premiar, o alvo tem de ser sempre o mesmo: o bolso.

Desta forma, os nossos governantes fariam um bem enorme pelos alunos e seus responsáveis, pois haveria a cobrança por resultados e o desempenho de todos melhoraria. Essa ideia melhoraria o mundo, principalmente o meu, que não precisarei mais 'plantar bananeira' para chamar a atenção dos alunos para aquilo que no fundo é sua obrigação.

Vamos pensar nisso?

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status

ESTATÍSTICA