quinta-feira, 23 de abril de 2009

A ARTE DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI: A Geração do baby-boom chegou à terceira idade

O Impacto das Aposentadorias nas Contas Públicas



É fato, estamos de verdade envelhecendo, a geração dos baby-boomers hoje está na casa dos sessenta e essa geração que mudou o mundo com a revolução sexual e a revolução ambiental e econômica, mudará também a maneira de o ser humano ver a velhice, desta vez apresentando-se como idosos felizes e como uma geração mais saudável.

O grande problema decorrente disso é que as influências dos filósofos dessa época chegaram ao terceiro mundo e geraram muita expectativa acerca do que será do futuro do sistema previdenciário com tanta gente ingressando na aposentadoria ainda em condições de viver pelo menos mais uns vinte a trinta anos de maneira salutar.

A conta é mais ou menos simples: para cada aposentado o ideal seria no mínimo que quatro trabalhadores em igual função e salário estivessem na ativa para poder, com seus descontos previdenciários, mantê-lo com o mesmo salário que recebe. Lembrando sempre que a previdência social não deve ser vista como algo superavitário e sim como uma arrecadadora de recursos, muito desses direto dos governos, sem a pretensão de ter lucratividade e esperando sempre ter prejuízo.

Mas esse prejuízo pode ser reduzido, se forem tomadas algumas precauções. Aqui no Brasil, há uma massa de trabalhadores sem carteira de trabalho e previdência social assinada, pois por aqui a burocracia impede que mais gente esteja descontando e contribuindo para que a previdência tenha menos prejuízo. Aí, seria fácil, é só diminuir as exigências para que mais empregadores assinem carteiras pelo Brasil afora.



A aposentadoria deveria começar mais tarde para aquelas funções que são mais prazerosas (como por exemplo, cargos políticos e artistas) e mais cedo para as mais desgastantes, num hibrido do sistema que já existe. Sendo assim, os aposentados passariam a ter tranqüilidade ao pararem, e os empregados na ativa teriam orgulho de sustentá-los.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA