Pois bem, deixaremos de falar sobre a Entropia: entendendo as causas da violência urbana (quem quiser saber mais é só enviar-me e-mail que mando o aequivo completo) e passaremos a falar sobre o impacto dos fatores e atores geopolíticos no nosso dia-a-dia. Apesar de não percebermos, a maioria das crises que nos parecem domésticas, na verdade tem origens bem distante da nossa área local. A geopolítica está encravada no nosso cotidiano nas coisas que parecem mais comezinhas, desde o batedor de carteira e guerra pelo controle do narcotráfico nas favelas até o preço do alimento no supermercado, passando pela última moda que vestimos ou calçamos. Para todo lado que se olhe ali estará um fator atrelado à geopolítica.
DEFINIÇÃO DE GEOPOLÍTICA
A geopolítica é a disciplina que busca entender as relações recíprocas entre o poder político nacional e o espaço geográfico. Ela procura responder a seguinte questão: até que ponto a ação dos estados nacionais é ou não determinada pela situação geográfica. A geopolítica tem duas finalidades:
1. orientar a atuação dos governos no cenário mundial;
2. permitir uma análise mais precisa das relações internacionais.
Espero que você perceba isso na próxima vez que for usar um caixa eletrônico 24 horas ou comprar o pãozinho francês na padaria do bairro.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário