Os Meios de Transportes ‘Eletrizantes’
Outro ponto interessante seria o fomento do uso de eletricidade para os transportes de massa, como o Brasil é rico em potencial hidráulico sairia barato incrementar várias linhas ferroviárias.
Por que não começar por investir na melhoria da infra-estrutura das ferrovias já existentes dos trens de subúrbios e das linhas de bondes que ainda funcionam e das que foram desativadas? Por que não estender as malhas ferroviárias pelos novíssimos bairros e posteriormente interligá-las com as demais do país até que cheguem aos confins do Brasil? Além disso, por que não pensaram ainda num corredor de trens leves (VLT) no canteiro central da Avenida Brasil, com estações suspensas em bairros estratégicos.
Todos concordam que a manutenção do transporte ferroviário é demasiadamente cara, mas vivemos em um país que é um dos maiores produtores e exportadores de minério de ferro, praticamente matéria prima da ferrovia. Porém o custo/benefício é melhor do que o do transporte rodoviário, um exemplo disso é a ferrovia Transiberiana, que liga Moscou até Vladsvolstok na Rússia, que tem uma malha ferroviária tão extensa que é preciso de sete dias para atravessar gelo e neve da origem ao destino. Também não devemos nos esquecer do TGV francês e do trem bala japonês e do trem suíço que sobe os Alpes com suas rodas dentadas.
Aqui não falta dinheiro, falta vontade política de encarar alguns desafios, como, por exemplo, o de mudar o modal de transportes de cargas e urbano.
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