terça-feira, 3 de março de 2009

A VIDA DE PREFEITO NO RIO DE JANEIRO É MUITO DURA, ISSO SE ELE FOR SÉRIO, É CLARO!

A EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ EM ‘BOAS MÃOS’

QUANDO OS LOBOS TOMAM CONTA DAS OVELHAS SÓ AS PELES PODEM SER APROVEITADAS

Novamente digo que em relação à educação o novo prefeito do Rio de Janeiro começou com o pé esquerdo. As apostilas que foram enviadas para fazer uma espécie de recuperação relâmpago (como se fosse possível) vieram com erros primários e com ambigüidades que confundem tanto aos alunos como aos professores.

Tudo indica que foi feita as pressas, por isso vieram com tantos erros. Mas isso não justifica, a tentação de ridicularizar o prefeito anterior falou mais alto, o que mostra o quão infantil é a política no Brasil. Por isso que aqui nada dá certo, em vez de continuar com o que deu certo e corrigir os erros de percurso, eles preferem sempre derrubar tudo e fazer o mesmo de novo.

Na prática a aprovação automática continuará, digo isso porque serão os próprios professores que irão corrigir as avaliações. Se ele desconfiasse, de verdade, que ocorreram erros nos processos de ensino e de aprendizagem ele esperaria quarenta e cinco dias para tomar providências? E porque colocaria o lobo para tomar conta das ovelhas? A resposta é simples: porque ele é político e não é bobo.

Ele deveria começar aplicando os testes justamente nos professores, e não nos alunos. Porque se o aluno não aprende a culpa é do professor, como diz o senso comum. Então, são os professores que deveriam ser testados. Os alunos da quarta série não aprenderam a ler, escrever, somar, subtrair, multiplicar e dividir porque o professor não ensinou. Se o professor não ensinou é porque não sabe.

Mas é muito mais fácil mascarar o problema. Com essa provinha que o prefeito propõe, ocorrerá uma demonstração inequívoca de que o prefeito anterior se furtou de fazer o dever de casa pela educação carioca. Isso, devido o fato de o prefeito atual saber que mesmo que haja falsificação nos resultados, os professores são tão mal preparados que o desastre será inevitável e ele fará barba, cabelo e bigode com a administração anterior.

No fundo, no fundo a culpa é dos professores. Somos uma classe extremamente medrosa, que não luta pelos seus direitos e também que não cumpre seus deveres. Somos coniventes com uma formação de novos profissionais que a cada dia envergonha mais a nossa classe. Somos mercenários, admitamos, só fazemos o que fazemos pelo pouco dinheiro e porque sabemos que o mercado aí fora é um mar que não está para peixe.

Por fim, nós merecemos!

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA