Por uma Educação Cidadã Que Respeite os Bens-Comuns
Educação cidadã deveria ser matéria curricular desde o Jardim de Infância, com isso aos sete anos aproximadamente já teríamos uma criança com a mente voltada para questões como o respeito aos mais velhos e a obediência pelos símbolos da sociedade. Além disso, a criança se tornaria uma multiplicadora de conhecimento, até mesmo corrigindo atitudes incivilizadas dos pais e demais entes familiares.
Lembro da época em que era obrigado a freqüentar as aulas de Educação Moral e Cívica, e até gostava. Hoje em dia sou uma pessoa incapaz de atitudes que reparo que a maioria dos ‘cidadãos’ fazem, do tipo: atirar lixo na rua, cuspir no chão, tomar a frente de um idoso em uma fila, estacionar em vaga reservada a deficientes, tirar proveito de qualquer superioridade que eu possa vir a ter em relação à outrem, entre outras mais.
Não sei por que cargas d’água retiraram a disciplina EMC do currículo. Deveriam retorná-la urgentemente, e mais, deveriam reformá-la de modo que possa ser aplicada já nas creches públicas, para incutir desde cedo nas nossas crianças o desejo de fazer sempre o bem. Acredito que mais uma geração brasileira já se perdeu, vamos pelo menos tentar evitar que outras se percam.
Sei que desagradarei a muita gente dizendo isso, porque acham que EMC é um resquício da época da ditadura militar. Contudo, acho que é uma das matérias que melhor atuaria na conscientização da criança como futuro cidadão que virá a ser um dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário