AMÉRICA LATINA – LATRINA DA EUROPA
A América Latina era apenas uma colônia exploratória da Europa (metrópole), o objetivo principal dos europeus era retirar o que a colônia oferecia de valioso desde produtos da flora e da fauna até os minerais e minérios que vieram ser descobertos e dissecados até o esgotamento quase total. A introdução de produtos de valor no mercado europeu vinha das plantations: algodão, cana-de-açúcar, tabaco, frutas, etc. O uso da mão-de-obra era no começo nativa e depois predominantemente escrava provinda da África em alguns países e em outros devido a altitude continuando com a servidão dos nativos.
Portugueses e espanhóis competiam para retirar o que mais pudessem das terras coloniais usando os recursos até a quase exaustão.
Esse comportamento deletério ficou conhecido como incentive trap (armadilha do incentivo), onde o individualismo e a ação predatória foram regra e não exceção.
Esse modo de conduzir a colônia parecia ser vantajoso a curto prazo, porém a longo prazo todos sairiam perdendo.
Até hoje o incentive trap faz parte do cotidiano dos países do Conesul, através de costumes individualistas como jogar papel no chão, urinar em locais públicos, danificar o meio ambiente, poluir recursos hídricos, roubar água e luz (gato), sonegar impostos, corrupção, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário