CAPITALISMO: O SISTEMA ECONÔMICO QUE IMPERA NA GLOBALIZAÇÃO
Sistema econômico, político e social onde predominam os detentores do capital. O capitalismo é um método de economia descentralizador, procura o equilíbrio entre a produção e o consumo.
OS PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO E FASES DO CAPITALISMO
Até a Revolução Industrial, o processo de mundialização da economia foi vagaroso, devido às limitações nos transportes e nas comunicações. Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo, a globalização deu um salto qualitativo. O mundo passou a ser visto como uma referência para obtenção de mercados, locais de investimento e fontes de matérias-primas. Num primeiro momento, a globalização foi o espaço para o exercício de rivalidades inter-capitalistas e resultou em duas guerras mundiais. Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo à globalização da informação e dos padrões culturais e de consumo. A crise de 29 teve tamanha amplitude por ser resultado de um mundo globalizado.
1ª FASE: GLOBALIZAÇÃO – EXPANSIONISMO MERCANTILISTA – CAPITALISMO MERCANTILISTA (1450-1850)
Resultado da procura de uma rota marítima para as Índias. Nesta fase estrutura-se a DIT (Divisão Internacional do Trabalho-Relação Metrópole/Colônia) e um sólido comércio triangular entre a Europa (manufaturas) África (escravos) e América (produtos coloniais), que favorece os artesãos e os industriais emergentes da Europa e a importação de produtos coloniais amplia as relações na Europa. Politicamente, aconteceu graças às monarquias absolutistas (enorme poder e recursos econômicos, militares e burocráticos). A doutrina foi o mercantilismo, com medidas protecionistas, incentivos fiscais e doação de monopólios. Esta política levou os reinos europeus a se transformarem em impérios comerciais. As nações latino-americanas conseguem autonomia política, no fim da 1ª fase.
EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):
1. O que é capitalismo?
2. Como foi a primeira fase da Globalização?
3. Como ficou a DIT?
Nenhum comentário:
Postar um comentário