GEOLOGIA
A Geologia é a ciência que estuda a história física da Terra, sua origem, os materiais que a compõem e os fenômenos naturais ocorridos.
FORMA E MEDIDAS DA TERRA
A forma da Terra é o Geóide, arredondada e achatada nos pólos. No Equador possui 12.756 km de diâmetro e 40.074 km de circunferência. Nos Pólos, 12.712 km de diâmetro e 39.936 km de circunferência.
CAMADAS DA TERRA
A Terra é constituída, basicamente, por três camadas:
Crosta Terrestre ou Litosfera: Camada superficial sólida que circunda a Terra, composta de minerais como as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. É a camada sólida mais externa da terra. Nas regiões continentais, é constituída principalmente de rochas graníticas, ricas em alumínio e silício. Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas.
Manto: camada logo abaixo da crosta, formada por vários tipos de rochas em estado pastoso que recebem o nome de magma.
Astenosfera: nessa região as rochas estão parcialmente fundidas, as ondas sísmicas são mais atenuadas, se extende até 700 km de profundidade, possibilita o deslocamento das placas da litosfera.
Núcleo: Compreende a parte central do planeta, formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas.
DERIVA DOS CONTINENTES
É o processo de deslocamento da crosta terrestre provocando mudanças na posição dos continentes e no relevo. A história geológica da Terra tem origem há cerca de 4,5 bilhões de anos no Período Pré-cambriano ou Era Proterozóica. Na Era Paleozóica os continentes formavam um bloco único: a Pangéia, que se dividiu em Eurásia e Gondwana. Na Era Mesozóica iniciou-se a deriva dos continentes. Na Era Cenozóica formaram-se as grandes cadeias de montanhas jovens por dobramentos em áreas de colisão de placas.
MOVIMENTOS TECTÔNICOS E VULCANISMO: AGENTES FORMADORES DO RELEVO (TECTONISMO)
Principais movimentos tectônicos (tectonismo):
Dobramentos: Resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras;
Falhas: Resultam de forças, pressões verticais ou inclinadas, provocando o desnivelamento das rochas resistentes;
Vulcanismos: São as atividades vulcânicas derrames de lava (magma) que originam rochas.
A BASE GEOLÓGICA: OS TIPOS DE ROCHAS
Sendo a crosta terrestre a base da estrutura geológica da Terra, várias rochas passam a compor esta estrutura e distinguem-se conforme a origem:
Rochas magmáticas (ígneas ou cristalinas): formadas pela solidificação do magma. Podem ser plutônicas (ou intrusivas, ou abissais), solidificadas no interior da crosta, e vulcânicas (ou extrusivas, ou efusivas), consolidadas na superfície;
Rochas sedimentares: formadas pela deposição de detritos de outras rochas, de detritos orgânicos, ou pelo acúmulo de precipitados químicos;
Rochas metamórficas: formadas em decorrência de transformações sofridas por outras rochas, devido à temperatura e pressão.
EXERCÍCIOS (RESPONDA NO CADERNO):
1. O que é geologia?
2. Como é a forma da Terra?
3. Quais são as medidas da Terra?
4. O que é litosfera?
5. O que é astenosfera?
6. O que é Manto?
7. O que é Núcleo?
8. O que é deriva continental?
9. O que são Dobramentos?
10. O que são Falhas?
11. O que são Vulcanismos?
12. O que é base geológica?
13. Quais as características das rochas:
a) Magmáticas?
b) Sedimentares?
c) Metamórficas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário