quarta-feira, 8 de abril de 2009

COMO MELHORAR O ENSINO NO BRASIL SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Por uma Educação Sexual e Mental Para a Defesa Pessoal

Dentre tantas coisas que não temos como fugir nesse novo mundo louco em que nós vivemos, uma delas, e não menos importante, é a educação sexual. Não temos mais como mentir ou omitir coisas sobre a sexualidade para as nossas crianças. É a televisão, são outros amigos e também demais meios de transmissão ou experiências próprias, estarão aí para nos desmentir.

Então não deveríamos começar a tratar desse assunto já nas primeiras etapas da vida da criança? Sem ser profundo demais em alguns conceitos, mas sem engodos costumeiros cometidos por pais e professores, que tentam escamotear um assunto tão complexo, mas não impossível de ser tratado.

Sabemos que o conhecimento é capaz de vencer qualquer dificuldade. E uma criança que já recebe alguns sinais de alerta acerca da sexualidade e de como se defender de abusos sexuais de outrem, saberá evitar as malandragens do perpetrador, que invariavelmente usa de expedientes já conhecidos pela psicologia, como tentar tornar a criança inocente em culpada pela atitude doentia do agressor.

A criança que não é orientada sexualmente acaba aceitando a pressão de um adulto mal intencionado e achando que ela é culpada por despertar esse tipo de desejo asqueroso no seu algoz. Mas, uma criança que tem um relacionamento verdadeiro com pais e professores e que é orientada reagirá de maneira a evitar o abuso sexual e o denunciará, sem medo ou vergonha.

Espero, sinceramente, que a sociedade evolua e com ela a escola. Precisamos de uma escola onde se aprenda para a vida. Não para a vida do second life, que é etérea e virtual, mas para a nossa realidade nua e crua.

Nenhum comentário:

MSN

Indicador de Status
Powered By Blogger

ESTATÍSTICA